Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vitrine dos Sonhos

Artesãs da FAS vendem produtos na Feira de Primavera da Praça Osório

Artesãs da FAS vendem produtos na Feira de Primavera da Praça Osório. - Na imagem, Edilcinéia dos Santos Camargo. Curitiba, 28/09/2022. Foto: Sandra Lima

 

Ponto turístico mais visitado da cidade, o Jardim Botânico estampa um dos produtos vendidos na Feira Especial de Primavera e Criança, na Praça Osório, no Centro. Em funcionamento desde o dia 22, a feira reúne 59 barracas com artigos de perfumaria e decoração até roupas e utensílios domésticos, além de opções de comidas. 

Organizada pelo Instituto Municipal de Turismo, a Feira Especial de Primavera e Criança vai até 11 de outubro e também ocorre na Praça Santos Andrade.

Bordado e com detalhes em tecidos coloridos, o pano de prato com estampa do Botânico é produzido pela artesã Edilcinéia dos Santos Camargo, 47 anos, que faz parte do projeto Vitrine dos Sonhos, desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS) para geração de renda. O projeto reúne 12 artesãs que encontram nas feiras da cidade o local ideal para a venda dos produtos que fazem manualmente.

Além de pano de prato, Edilcinéia confecciona carteiras e porta-moedas feitos com jeans reciclável. ”Apesar do frio e da chuva estamos vendendo, mas esperamos que o tempo melhore, pois assim as vendas aumentam”, disse ela.

 

Geração de renda

Na barraca da FAS, as artesãs vendem também acessórios e roupas femininas feitos em crochê, roupas infantis de tricô, bandanas, livros educativos de feltro e os famosos amigurumis, bichinhos de crochê.

O fato de ser uma barraca social chama a atenção de quem passa, principalmente dos turistas, explica a diretora de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Melissa Cristina Alves.

“O projeto Vitrine dos Sonhos fortalece o comportamento empreendedor e as estratégias coletivas para geração de renda e, por meio dele, as artesãs encontram a possibilidade de comercializar produtos e ter a renda necessária para sustentar ou ajudar nas despesas de suas casas”, diz.

Onde e quando

Praça Osório
Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h30 às 19h30

Praça Santos Andrade
Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h

LEIA MAIS