A metodologia da organização das feiras especiais de Natal de Curitiba será apresentada pelo Instituto Municipal de Turismo para 150 artesãos do interior paranaense nesta terça-feira (30), às 14h, no auditório Helio Moreira do Paço Municipal de Maringá. A Prefeitura de Maringá quer transformar a programação de Natal da cidade em um atrativo turístico e tem Curitiba como referência em projetos e parcerias.
“Curitiba se preocupa com o Natal e aqui transformamos grandes eventos em atrações turísticas para a cidade. A Prefeitura faz sua parte ao oferecer incentivos e ao investir em atrativos para turistas e moradores”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.
A apresentação em Maringá será feita por Tangrian Tania Cunico dos Santos, gerente das feiras especiais, e Marily Pires Lessnau, coordenadora das feiras de artesanato, administradas pelo Instituto Municipal de Turismo.
A Feira Especial de Natal é realizada nas praças Osório e Santos Andrade no mês de dezembro. Além dela, o Instituto Municipal de Turismo promove, nas duas praças, as feiras especiais da Primavera, em setembro, do Inverno, em junho, e da Páscoa, em março ou abril.
Natal - O mês de dezembro costuma atrair para Curitiba mais de 300 mil turistas vindos, principalmente, de outras localidades do Paraná (35%), de São Paulo (20%) e de Santa Catarina (16%). A variada programação de Natal é um dos destaques do mês.
Além das feiras especiais, o Natal curitibano é marcado pelo concurso de decoração de hotéis, primeiro do gênero do País, e espetáculos musicais, como o tradicional Natal de Luz, do HSBC, apresentado nas janelas do Palácio Avenida.
Alguns pontos turísticos e de utilidade pública recebem iluminação especial durante a época de Natal. A ação é feita em parceria com a Secretaria de Obras Públicas de Curitiba.
A Linha Natal, linha especial de ônibus que passa pelos principais pontos decorados da cidade, é outro atrativo da época. O serviço funciona durante o mês de dezembro das 20h às 21h30.