Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Relações Internacionais

Arquitetos argentinos conhecem projetos da Cohab e do Ippuc

A Cohab recebeu a visita de representantes do Projeto HABITAR da Argentina. Curitiba, 17/01/2021 Foto: Rafael Silva

 

Um grupo de 13 arquitetos e arquitetas da Argentina esteve na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) nos dias 13 e 14 de janeiro para conhecer o programa habitacional e o planejamento urbano do município. Os profissionais são integrantes de uma organização chamada Projeto Habitar, que atua com questões relacionadas a moradia e território.

“Este tipo de intercâmbio enriquece nosso trabalho, pois ocorre uma troca de experiências entre os profissionais envolvidos. Sentimos orgulho em saber que Curitiba é vista pelos países vizinhos como referência no assunto”, destacou o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

O Projeto Habitar é uma organização profissional que existe há 15 anos e atua juntamente a governos locais na região metropolitana de Buenos Aires e outras províncias da Argentina. A arquiteta argentina Maria Gabriela Torrents conta porque escolheram Curitiba para visitar.

“Sem dúvida é uma cidade considerada referência em termos de planejamento, e por isso nos interessou conhecer os órgãos que tratam da solução dos problemas do desenvolvimento da cidade. O planejamento urbano é uma ferramenta que nos permite abordar os problemas habitacionais, mas também sociais, e projetar soluções para o futuro”, ressaltou.

Apresentação

A comitiva argentina acompanhou, na quinta-feira (13/1), uma apresentação comandada pela assessora de regularização Fundiária da Cohab, Melissa de Athayde Cunha Kesikowski, a respeito da atuação do órgão responsável pela política habitacional do município.

“Explicamos o funcionamento da Cohab e a maneira que enfrentamos os desafios permanentes para fazer regularização fundiária com eficiência. Desde as adaptações que o município promoveu na legislação ao longo dos anos até a questão das obras de infraestrutura e necessidade de relocação de famílias em situação de risco”, afirmou Melissa.

De acordo com Maria Gabriela, o programa apresentado deixou uma boa impressão. “Parece ser uma forma possível de abordar a questão das ocupações irregulares. Entendemos que esse é um problema complexo, que envolve muitos anos de trabalho, e que é preciso enfrentá-lo passando pelos conflitos que possam surgir”, disse.

A arquiteta argentina explicou as semelhanças entre os desafios que eles possuem no país vizinho. “Existem características geográficas e culturais próprias dos territórios, porém há semelhanças nos desafios de acesso à moradia típicos da desigualdade territorial latino-americana. Apesar dos grandes esforços dos governos locais, ainda existe muita informalidade”, salientou.

Ippuc

Os representantes da Habitar estiveram no Ippuc na sexta-feira (14/1), onde foram conduzidos pela diretora de informações Liana Vallicelli. O intuito do encontro foi apresentar as ações bem-sucedidas de Curitiba referentes a planejamento urbano, alinhadas à mobilidade e ao desenvolvimento socioeconômico da cidade.