Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade

Arquiteta lança livro sobre as ruas de Curitiba

Camila Muzzillo, arquiteta do Ippuc, autora do livro “1001 Ruas de Curitiba”. Curitiba, 09/12/2011 Foto: Lucilia Guimarães/IPPUC

Histórias de algumas personalidades, conhecidas e desconhecidas, e outros nomes curiosos que denominam as ruas da cidade, estão no livro “1001 Ruas de Curitiba”. Organizado pela arquiteta do Ippuc, Camila Muzzillo, o livro será lançado nesta sexta-feira (9) no Espaço Cultural Artes & Textos, rua Cecília Meireles, 656 – São Lourenço, depois das 18h30.

O livro é fruto de uma pesquisa sobre as ruas de Curitiba que Camila começou a fazer muito antes de passar no concurso público e ser contrata pelo Ippuc, onde trabalha há cerca de quatro meses. A arquiteta aliou a pesquisa com a experiência do pai, que é dono da editora Artes & Textos, para desenvolver o trabalho. O projeto do livro foi aprovado no Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.

Junto com as histórias e a denominação, está identificado ainda o bairro de localização da rua, como por exemplo, Rua Jackson de Figueiredo - Parolin. A fonte da pesquisadora foram bibliotecas, tanto da Universidade Federal do Paraná como na Biblioteca Pública do Paraná, e o próprio Ippuc, instituição que Camila veio há trabalhar três anos depois de começar o levantamento.

“Os nomes das ruas dos bairros mais afastados, geralmente com pessoas locais e anônimas, me chamavam a atenção. Foi muito interessante conhecer essas histórias”, diz Camila. Na CIC, por exemplo, encontrou a rua João Ferreira Sobrinho, em homenagem a um ajudante de serviços gerais que teve papel importante na consolidação da Cidade Industrial de Curitiba.

A mais conhecida - Camila não deixou de fora a mais conhecida de todas as ruas de Curitiba, a Quinze de Novembro, conhecida também como Ruas Flores. No trecho, conta um pedacinho da história da Proclamação da República Brasileira. Uma outra Rua Quinze, só que de Outubro, aparece antes. Fica no Cajuru e homenageia o Dia do Professor.

Curitiba em Dados - O nome das ruas sempre despertou a curiosidade dos cidadãos. A procura por esse tipo de informação fez o Ippuc montar um banco dados sobre o assunto e disponibilizar no site (www.ippuc.org.br). Quem quiser acessar bastar acessar o Curitiba em Dados, do lado direito da tela e clicar em Curitiba. Na segunda tela de informações aparecerá o ícone Nomes de Rua, que trará as informações por ordem alfabética.

Para compilar os dados, técnicos do Setor de Supervisão do Ippuc, buscaram na Câmara Municipal de Curitiba as proposições aprovadas para denominação das vias públicas. Os documentos foram digitalizados, organizados e disponibilizados para consulta dos cidadãos. No Curitiba em Dados estão reunidas as histórias de cerca de duas mil ruas, incluindo o número da lei e a data da aprovação. “O atualização é constante, conforme os dados chegam vamos incluindo no banco de dados”, diz o Supervisor de Informações, Lourival Peyerl.