Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
População atendida

Armazém da Família de Almirante Tamandaré será reaberto neste sábado

A população de Almirante Tamandaré passará a contar novamente, a partir deste sábado (25/03), com o Armazém da Família. Os prefeitos Rafael Greca, de Curitiba, e Gerson Colodel, de Almirante Tamandaré, assinaram nesta sexta (24/03) o convênio de reabertura da unidade. Curitiba, 24/03/2017 Foto:Joel Rocha/SMCS

A população de Almirante Tamandaré passará a contar novamente, a partir deste sábado (25/03), com o Armazém da Família. Os prefeitos Rafael Greca, de Curitiba, e Gerson Colodel, de Almirante Tamandaré, assinaram nesta sexta (24/03) o convênio de reabertura da unidade, que irá beneficiar cerca de dez mil famílias.

A unidade foi fechada pela administração anterior de Almirante Tamandaré, derrotada nas eleições. “A reinauguração do Armazém da Família de Almirante Tamandaré é o exercício da justiça social, pois a Grande Curitiba é uma cidade só. Por isso, minha intenção é abrir armazéns em todas as cidades vizinhas de Curitiba dentro da nossa proposta de criação do Mercado Comum Metropolitano”, destacou Greca.

Segurança alimentar

Greca lembrou também que as pessoas mais humildes moram nas cidades periféricas, embora trabalhem e contribuam para o bem da capital. “Por isso, a importância deste programa da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que tem uma visão de economia popular e de segurança alimentar”, disse.

O prefeito reforçou ainda a missão dos Armazéns da Família de oferecer produtos mais baratos à população. “Fizemos um levantamento de 103 itens, comparando os preços praticados nas unidades da Prefeitura e no comércio. Enquanto nos armazéns o custo total seria de R$ 331,25, nos supermercados seria de R$ 527,47. Uma diferença de 37,20%”, justificou Greca.

O prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, salientou que a reabertura do Armazém da Família deverá beneficiar cerca de dez mil famílias da região da Cachoeira. “Essa população necessita do programa para poder comprar mantimentos e materiais de primeira necessidade com um preço muito mais acessível”, afirmou.

Colodel revelou ainda que, no segundo semestre, deverá ser reinaugurado um segundo armazém, que também foi fechado, no bairro Lamenha Grande.

Serviços integrados

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, reforçou a determinação do prefeito Rafael Greca para que toda a administração municipal pense Curitiba e Região Metropolitana como uma cidade só.  “Precisamos ter serviços integrados, não só no transporte e na saúde. E um exemplo é o programa Armazéns da Família, que começa a trazer uma discussão para a Região Metropolitana de uma segurança alimentar”, afirmou.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi, antecipou que novos convênios com municípios da Grande Curitiba serão assinados em breve para reabertura de Armazéns da Família. “Depois de Almirante Tamandaré, iremos fechar novos convênios com Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Campo Largo e Campo Magro”, enumerou. Ele lembrou que atualmente dois armazéns, conveniados com a Prefeitura, estão em funcionamento na Grande Curitiba, um em São José dos Pinhais e outro em Pinhais.

Segundo Gusi, além da recuperação das 33 unidades do Armazém da Família de Curitiba, que recebem pintura interna e externa e reparos, estão sendo feitos aperfeiçoamentos para que o programa beneficie uma maior parcela da população. “A renda familiar máxima para compra nos armazéns aumentou de 3,5 para 5 salários mínimos, elevando o número de famílias beneficiadas de 120 mil para 150 mil”, contou.

Entidades sociais

Gusi observou ainda que a secretaria está criando um serviço de atendimento as entidades sociais cadastradas no programa. “Desta forma, conseguiremos otimizar custos operacionais, bem como melhorar e personalizar o atendimento”, disse.

Ainda seguindo a determinação do prefeito de integrar ainda mais Curitiba e Região Metropolitana, Gusi frisou que a Secretaria está ampliando o processo de aquisição e inserção de produtos da agricultura familiar nos Armazéns da Família. “Temos que pensar toda a cadeia do alimento, dentro da nossa missão de segurança alimentar. Da horta à população, passando pelos equipamentos da secretaria, como armazéns, feiras e sacolões, temos que oferecer alimentos saudáveis e com qualidade”, reafirmou.

Participaram da reunião o secretário de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente de Almirante Tamandaré, Nereu Colodel; o coordenador de Assuntos Metropolitanos da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura, Antônio Borges dos Reis; e a diretora de Abastecimento Social da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Ivone Aparecida de Melo.