A tarde de sol desta terça-feira (29/4) foi também de muita alegria, durante a primeira atividade do programa Vida Nova do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba). Aposentados da Prefeitura de Curitiba participaram de uma visita mediada ao Museu Oscar Niemeyer e ainda puderam realizar uma atividade com a participação dos 18 estreantes na nova versão do programa.
O Vida Nova foi retomado, por determinação do prefeito Eduardo Pimentel. O anúncio do início das atividades foi feito durante a primeira cerimônia de aposentadoria de 2025. A primeira versão do Vida Nova existiu por mais de dez anos.
Daniélle Sass, gerente de Relacionamento do IPMC.
“O programa Vida Nova vai trazer momentos de lazer, recreação e cultura. Convidamos os aposentados e pensionistas do IPMC para que façam a adesão e se cadastrem para participarem das atividades que serão divulgadas pelo site do IPMC. Ainda neste mês teremos um evento de Dia das Mães e no fim de maio, aulas de inclusão digital”, explicou a gerente de Relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, que acompanhou o grupo no MON.
Professora aposentada de Matemática há sete anos, Simone Pereira da Silva, de 58 anos, participava do Vida Nova. “Fiz amizades que tenho até hoje. Nós fazemos muitas coisas juntas. Vamos a cafés, participamos de bingos, vamos ao cinema”, conta. Simone gostou da visita ao Museu. “Importante a gente sair da nossa zona de conforto para ver algo diferente”, analisou ela, que trabalhou por 29 anos na Prefeitura.
Fazia tempo que a aposentada Leodir Carraro dos Santos, 69 anos, não ia ao MON. Ex-servidora dos Armazéns da Família, ela gostou da experiência. “Foi uma visita que trouxe muito conhecimento e cultura”, declarou Leodir, logo depois de percorrer uma das salas de exposição do acervo do Museu, onde está sendo exibida a exposição Trilhos e Traços – Poty 100 anos.
Leodir Carraro dos Santos, aposentada.
O curitibano Napoleon Potyguara Lazzarotto foi gravador, desenhista, ilustrador, muralista e professor.
“Poty Lazzarotto é motivo de orgulho para todos nós”, declarou Leodir. Na avaliação da servidora aposentada, a participação na atividade representa um recomeço. “Quero voltar a visitar o Museu, vir mais vezes aqui. Acho importante a volta do programa Vida Nova. Acaba sendo um vínculo que temos com a Prefeitura. Afinal, a Prefeitura está dentro da gente”, comentou.
Os aposentados foram recebidos pela equipe do Educativo do Museu, formada pelos educadores Leonardo Matuchaki e Samantha Baldissera, e pelo mediador Maceu Rohling, que acompanhou o grupo durante toda a visita.
O programa Vida Nova terá outra visita ao MON. Está programada para o dia 5 de dezembro.
O que vem por aí
Na próxima segunda-feira (5/5), terá início a aula de desenho e pintura em telado, na AAPC – Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (Rua Nilo Peçanha, 300, São Francisco). A atividade será sempre às segundas-feiras, das 14h às 16h.
No dia 7/5, haverá palestra sobre pilates e alongamento do Programa Boa Vida, do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), o plano de saúde dos servidores. Será no auditório do ICS (Rua Santo Antônio, 400 – Rebouças), às 14h30.
Nos dias 28, 29 e 30 de maio, das 14h às 17h, haverá aula de inclusão digital, em parceria com a Celepar, no IPMC.
Todas as atividades exigem a realização de inscrição pelos interessados, pois as vagas são limitadas.