Ir para o conteúdo
Envelhecimento saudável

Aposentadas da Prefeitura de Curitiba encontram nos esportes gratuitos integração social e bem-estar

Servidoras aposentadas aproveitam centro de esporte e lazer para se manterem ativas e pertencentes à sociedade. Curitiba, 10/02/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Duas servidoras aposentadas da Prefeitura de Curitiba, Licimar Delfino Porfírio e Neusa Terezinha Brey, aproveitam seus horários livres nesta nova fase para praticar atividades gratuitas no Centro de Esportes e Lazer Arthur Bernardes, no bairro Vila Izabel. Intercalando exercícios aeróbicos e vôlei adaptado, elas descrevem as atividades como uma forma de interação e cuidado com a saúde física e mental.

Licimar é professora aposentada e, com 72 anos, faz aulas de ginástica duas vezes na semana desde 2017. A novidade é que, neste ano, ela entrou no time de vôlei adaptado para pessoas idosas. Antes de começar a praticar, relatava dores ósseas intensas, o que não a permitia realizar atividades de alto impacto.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


“Depois que comecei a fazer ginástica, perdi o medo de praticar esportes. Agora, não sinto nenhuma dor e só pude chegar aqui por causa dos dois exercícios e do cuidado que recebi dos professores”, revela.


Convivência é um pilar da saúde


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Além dos resultados físicos, as atividades do centro esportivo permitem que trabalhadores aposentados compartilhem suas vivências entre pessoas que estão passando pelo mesmo ciclo, mantendo viva a sensação de pertencer a uma sociedade. As turmas nas quais as aposentadas participam têm a faixa etária de 60 a 80 anos, com servidores aposentados e a população geral.

A servidora aposentada Neusa, 68, sempre praticou esportes e hoje, aposentada há 3 anos, destaca o quanto a prática esportiva é essencial para esta nova fase da vida.

“Eu morria de medo de me aposentar, ficar em casa, não interagir com ninguém. Ir ao centro de esportes mudou isso, foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. A convivência é um dos pilares da saúde”, resume Neusa.

Ela também participa do time de vôlei adaptado e, em 2025, participou de campeonatos e jogos municipais.

Curitiba em Movimento

Mais de 33 mil alunos, matriculados em mais de 100 modalidades oferecidas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), retornaram às aulas no dia 9 de fevereiro.

As aulas foram retomadas para aqueles já inscritos no portal Curitiba em Movimento. Para novos alunos, as vagas remanescentes serão abertas a partir das 9h, nas seguintes datas:

  • 25 de fevereiro – inscrições para atividades aquáticas (natação e hidroginástica);
  • 26 de fevereiro – inscrições para atividades não aquáticas, esportivas e de lazer.