Nos anos de 2020 e 2021, por causa da pandemia da covid-19, não foi possível fazer festas juninas nas unidades da rede municipal de ensino. Mas este ano, com o retorno ao formato presencial de ensino, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) se organizam para marcar a data.
As comemorações juninas são organizadas para se relacionar com o conteúdo visto em sala de aula. Na Escola Batel, na região central, o arraiá será neste sábado (11/6), mas os estudantes já estão trabalhando assuntos relacionados e aprendendo os costumes regionais do país.
No CMEI Giovanna Serenato Panichi (bairro São João), que também fará no dia 11 a sua comemoração para as famílias, as crianças do berçário ao pré colocaram a mão na massa e se envolveram no preparo de comidas típicas e na decoração.
A diretora Iara Aparecida de Lima explica que as professoras organizaram conversas sobre as comidinhas de festa junina, com degustação de pipoca, bolo de milho e pinhão. “Estão na maior animação”, contou Iara.
Arrasta-pé pela cidade
As comidas típicas e as quadrilhas também vão tomar conta dos bairros este mês e no próximo. Os arraiás serão montados em todas as dez regionais.
Devido ao aumento de casos de doenças respiratórias, incluindo a covid-19, a Prefeitura reitera a recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados e nos locais abertos com aglomeração.