Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pra você!
Q
O Menino do Tempo

Aos 82 anos, artista expõe relógios de madeira no Centro Cultural Vilinha

Artesão Otide Deggerone expõe na Vilinha - Foto: Cido Marques

O tempo ganha forma na exposição do artista Otide Deggerone. A mostra O Menino do Tempo está em cartaz no Centro Cultural Vilinha, no Bairro Alto, até 4 de agosto, com entrada gratuita. Aos 82 anos, Otide reúne em sua produção uma trajetória marcada pela simplicidade, afeto e a descoberta da arte como forma de expressão.

Múmia, Ave do Terror e Nossa Senhora: saiba o que ver nos museus de Curitiba
Festival Internacional de Cinema de Curitiba tem data marcada e ingressos à venda; serão mais de 80 filmes
Agenda cultural traz dança, teatro e cinema ao ar livre e estreia de exposição digital

A exposição está aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, e é uma oportunidade de conhecer não só a obra de Otide, mas de poder reconhecer a arte como reinvenção da vida e da memória.

Arte naif

A exposição reúne uma seleção de cerca de 30 relógios feitos manualmente por Otide, com materiais reaproveitados, como madeiras de pallet. “O acabamento é feito com óleo vegetal, com cuidado em cada peça”, explica o artista. Os relógios são pensados como esculturas do tempo, trazendo formas geométricas e detalhes que impressionam pela precisão e criatividade.

A curadoria destaca a fusão entre a pintura naif e elementos do expressionismo. “A pintura dele é primitiva, espontânea. Quando ele começou a pintar, queria fazer igual a outros, mas entendemos que o valor da arte dele está justamente na origem, no traço autêntico”, afirma o curador da exposição e professor de pintura João Carneiro.

As obras foram expostas anteriormente em Castro, cidade da região dos Campos Gerais, no interior do Paraná. “Esse ano está sendo muito gratificante para ele. É um alívio para nós vê-lo com saúde, ativo, criando. Uma pessoa de 82 anos com um propósito é uma bênção”, relata Jacir Deggerone, filho do artista.

Arte como encontro

Otide também é integrante do coletivo Cores da Vilinha, espaço da Fundação Cultural de Curitiba que oferece atividades artísticas para a comunidade. Todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, acontecem aulas gratuitas de pintura em aquarela, acrílico e desenho. 

Serviço 

O Menino do Tempo 
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h. Até 4 de agosto
Centro Cultural Vilinha (Rua Marco Polo, 1.560 - Bairro Alto)
Entrada gratuita