As equipes contratadas pela Prefeitura de Curitiba concluíram nesta semana a pavimentação da rua Ubaldino do Amaral, que cruza os bairros Alto da Glória, Alto da XV e Cristo Rei. As equipes colocaram novo pavimento entre rua a Amâncio Moro e o viaduto do Capanema. Esta obra faz parte do Anel Viário, que está pavimentado 25 quilômetros em 23 ruas que passam por oito bairros ao redor do centro da cidade.
Além da Ubaldino do Amaral, será colocada a segunda camada de asfalto nas ruas Brigadeiro Franco e Desembargador Motta, etapa que antecede a pintura de faixas nas vias. Ao longo do Anel Viário, está sendo colocada uma camada de sete centímetros de asfalto, aumentando a vida útil do pavimento em 10 anos.
A Ubaldino do Amaral também está ganhando calçadas novas de blocos de concretos, que trazem mais segurança para os pedestres. O novo calçamento está sendo feito junto com a colocação da nova iluminação pública, em cor branca, que permite melhor visualização noturna.
Anel Viário – O Anel Viário prevê a revitalização do pavimento, das calçadas e a adequação da sinalização semafórica em 25 quilômetros de um conjunto de ruas que circundam o centro de Curitiba. O objetivo é melhorar a mobilidade e a acessibilidade em toda a região central.
A obra passa pelos bairros Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde, ajudando a desafogar o trânsito na área central com deslocamentos mais seguros e contínuos.
Os motoristas poderão até percorrer distâncias maiores, mas os tempos de deslocamentos serão menores e eles encontrarão mais fluidez. No sentido horário, o Anel Viário terá 11,6 quilômetros de ruas e no sentido anti-horário, outros 13 quilômetros.
Entre as ruas que passam por obras estão a Desembargador Motta e a Brigadeiro Franco, no Batel; a Brasílio Itiberê e a Engenheiros Rebouças, no Rebouças; Lysimaco Ferreira da Costa e Teffé com Roberto Barrozo, no Centro Cívico; Ubaldino do Amaral e Sete de Abril, no Alto da XV. O anel viário é composto por 23 ruas.
No sentido horário, são beneficiadas as ruas Roberto Barrozo, Aristides Teixeira, Comendador Fontana, Nicolau Maeder, Mauá, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, Omar Sabbag, Engenheiros Rebouças, Brigadeiro Franco, e Tenente João Gomes da Silva.
E no sentido anti-horário, as equipes vão trabalhar nas ruas: Júlio Perneta, Desembargador Motta, Iguaçu, Buenos Aires, Brasílio Itiberê, Omar Sabbag, Ubaldino do Amaral, 7 de abril, Alberto Bolinger, Augusto Severo, Campos Sales, Lysimaco Ferreira da Costa, Domingos Nascimento, Teffé e João Antoniassi.