O acordeonista André Ribas, ex-aluno do Conservatório de Música Popular Brasileira, levará na quinta-feira (24/2), ao palco do Guairinha, sua mistura de estilos, que vão do jazz ao choro. O show, às 20h, marcará o lançamento do álbum Acordeon Instrumental, e a entrada é de graça.
O disco é fruto de um projeto com o mesmo nome, financiado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Curitiba. Entre as ações do projeto estão videoclipes, pré-lançamentos de singles e, agora, apresentações ao público.
O álbum traz parcerias de grandes músicos da cena instrumental e a direção musical de Daniel Migliavacca, seu parceiro em vários projetos.
O acordeon acompanha Ribas desde quando ele era criança e tocava em rodas de mate e Centros de Tradição Gaúcha (CTGs). Porém, o mais novo trabalho do artista está enquadrado em um conceito que rompe as fronteiras do tipo de música normalmente associado ao acordeon no Brasil. Ao longo dos anos, o instrumentista se especializou em misturar estilos e criar, assim, sua identidade.
“Tudo começou com meu pai, que tocava acordeon. Durante 10 anos, toquei baile de música gaúcha. Nesse meio tempo estudei no Conservatório de MPB em Curitiba harmonia e teoria musical, caminhos que não são muito comuns na música gaúcha. Esse movimento inclusive foi o que me motivou a gravar o disco de música instrumental no acordeon”, reflete o artista.
Ribas traz em seu disco toda a experiência de quem sempre participou de bandas, trios, quartetos como acordeonista, mas em trabalhos de música cantada em geral. “Fiz várias gravações instrumentais nos discos de outros artistas. Nesse trabalho, tive a oportunidade de, além de gravar o disco instrumental, que era um sonho, também ser o produtor e arranjador da maioria das faixas”, completa Ribas.
Serviço
Show de lançamento do álbum Acordeon Instrumental
Dia: 24/2, às 20h
Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante)
Ingressos grátis, por ordem de chegada