A estudante de jornalismo Bárbara Borges, de 19 anos, observava atentamente no notebook cada detalhe de uma foto que havia feito do ponto de ônibus do Ligeirinho em frente à Rua da Cidadania do Carmo para editá-la da melhor maneira possível. Com mais 21 alunos, ela finalizou nesta sexta-feira (21) o curso de Fotografia do programa Viva Jovem na Regional Boqueirão.
“Foi um curso excelente, especialmente para melhorar minha habilidade em edição de imagem. Tenho interesse em seguir carreira no jornalismo esportivo e ter conhecimento de fotografia é essencial para ampliar minhas chances no mercado”, disse Bárbara.
Além de querer ampliar suas habilidades, a preocupação de Bárbara com a imagem também era porque cada aluno teve a possibilidade de escolher uma foto que será exposta na Casa da Leitura e na festa regional de aniversário da cidade na regional Boqueirão no dia 1º de abril.
“A ideia é dar a compreensão teórica e prática para os alunos, bem como oportunizar uma experiência de trabalho para eles”, disse o fotógrafo Anderson Tomelim, que ministrou o curso de 44h.
Realizado pela Prefeitura de Curitiba por meio do departamento de Políticas Públicas sobre Drogas da Defesa Social, em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria Municipal da Educação e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, o Viva Jovem promove oficinas profissionalizantes e artísticas para jovens de 15 a 29 anos em diferentes áreas como break dance, fotografia, graffiti, mestre de cerimônias (MC) e skate.
Este foi o quarto curso de Fotografia, que já está com as inscrições abertas para as Regionais Portão e Pinheirinho, com o início das aulas marcado para a próxima quarta-feira (22). As inscrições são gratuitas e todos os alunos recebem certificado de conclusão.
“Eu recomendo bastante que as pessoas participem. Vim com meu namorado só para conhecer e me apaixonei pela fotografia. Tivemos aulas teóricas, de estúdio e externas, aprendendo a mexer com luz, edição e técnicas de fotografia. Já estou até pensando em economizar para comprar uma câmera”, disse a aluna Isabella Ribeiro, de 19 anos.