Dezesseis pessoas atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) que participam do projeto social Gastronomia Sustentável, desenvolvido pela Electrolux, receberam os certificados de conclusão do curso nesta sexta-feira (11/5). O prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, participou da formatura, que aconteceu na sede da associação dos funcionários da Electrolux do Brasil, na CIC, onde está montada a cozinha especial para as aulas.
“É com alegria que Margarita e eu viemos aqui para a formatura dessas moças e rapazes que tiveram chefes de cozinha renomados com professores. São pessoas que deram um passo a mais em suas vidas e começarão uma carreira profissional”, disse Greca. O prefeito ressaltou a importância do “saber” e sugeriu que os Restaurantes Populares, mantidos pela Prefeitura, sejam usados também para cursos de gastronomia.
Esta é a segunda turma do curso de Gastronomia Sustentável, que oferece qualificação profissional gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social indicadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O projeto tem o objetivo de evitar a fome, por meio da capacitação de pessoas e o uso correto dos alimentos, segundo o vice-presidente de Recursos Humanos Electrolux na América Latina, Valmir Buscarioli.
O presidente executivo da Electrolux na América Latina, Ricardo Cons, destacou que a Electrolux tem como missão o desenvolvimento de soluções sustentáveis e que patrocinar projetos sociais é uma satisfação para a companhia. “Que o dia de hoje marque o início de uma nova vida e a abertura de novos caminhos para todos os alunos”, disse Cons.
Essa é a expectativa da formanda Odacir Menezes de Souza, 42 anos, que chegou a Curitiba há oito anos e mora na CIC. “Surgiu essa oportunidade e eu agarrei. Esse curso me deu outra vida, ressuscitei. Estava em casa triste porque não conseguia um emprego e agora estou feliz”, contou Odacir. Com o que aprendeu no curso, ela passou a fazer e vender coxinhas e o dinheiro que recebe ajuda o marido nas despesas da casa. Ela sonha agora em abrir o próprio negócio.
Cozinheira em uma escola infantil, Maria Aparecida dos Santos, 62 anos, também terminou o curso feliz. “Aprendi muitas coisas que irão melhorar o meu desempenho”, disse. Depois do fazer o curso, o estudante Felipe Wilson Cordeiro, 19 anos, planeja fazer uma faculdade de gastronomia. “Foi incrível participar das aulas.”
Pioneirismo
Curitiba foi a primeira cidade escolhida pela Electrolux, multinacional sueca fabricante de eletrodomésticos, para receber a ação social. O projeto-piloto foi desenvolvido em 2017 e formou 17 pessoas.
Por causa da grande adesão ao Gastronomia Sustentável, o programa já tem a terceira edição confirmada para este mês em Curitiba, além de ser ampliado para a cidade de São Carlos, em São Paulo, e Rosário, na Argentina. Além das cidades na América Latina, o Gastronomia Sustentável está em fase implementação no Egito e Rússia.
Durante as aulas, que acontecem em dez semanas, os alunos têm atividades teóricas e práticas de panificação, confeitaria e cozinha fria. Na grade estão ainda temas relacionados à higiene, comida saudável e vegana, sustentabilidade e ao empreendedorismo, tudo voltado para o aproveitamento quase total dos alimentos usados. As aulas foram ministradas por 11 chefs e professores de gastronomia voluntários de Curitiba.
Presenças
Participaram da formatura o gerente de Remuneração da Electrolux, Leonardo Silva; o coordenador do Gastronomia Sustentável, Cosimo Scarano; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; o superintendente do Instituto Stop Hunger, Davi Barreto; e os chefs Delio Canabrava, Claudinei de Oliveira, Rafael Gonçalves e Victor Moraes.
Da FAS, estiveram presentes o superintendente executivo, Luciano Martins; o diretor de Qualificação para o Trabalho, Fabiano Vilaruel; a superintende da Assistência Social e Trabalho, Roberta Borges de Mello; a assessora dos Núcleos Regionais, Veranice Hayashida; a diretora de Proteção Social Básica, Cintia Auman; a supervisora da FAS CIC, Rosane Nunes Zana, e demais servidores.