Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Formatura

Alunos do curso de gastronomia da FAS e Electrolux recebem certificados

O prefeito Rafael Greca, e a primeira-dama Margarita Sansone, participam da formatura das pessoas atendidas pela FAS, que participam do projeto social Gastronomia Sustentável, desenvolvido pela Electrolux. Na imagem, o vice-presidente de recursos humanos da Electrolux, Valmir Buscarioli, Hunger Davi Barreto, Instituto Stop, Luciano Martins de Oliveira, supeintendente executivo da FAS, Fabiano Vilarvel, superintendente do Trabalho da FAS, Ricardo Cons CEO da Electrolux, os professores: Mauricio Pereira, Rafael Gonçalves, Rodrigo Machado, e Victor Moraes, com os formandos. Curitiba, 11/05/2018. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Dezesseis pessoas atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) que participam do projeto social Gastronomia Sustentável, desenvolvido pela Electrolux, receberam os certificados de conclusão do curso nesta sexta-feira (11/5). O prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, participou da formatura, que aconteceu na sede da associação dos funcionários da Electrolux do Brasil, na CIC, onde está montada a cozinha especial para as aulas.

“É com alegria que Margarita e eu viemos aqui para a formatura dessas moças e rapazes que tiveram chefes de cozinha renomados com professores. São pessoas que deram um passo a mais em suas vidas e começarão uma carreira profissional”, disse Greca. O prefeito ressaltou a importância do “saber” e sugeriu que os Restaurantes Populares, mantidos pela Prefeitura, sejam usados também para cursos de gastronomia.  

Esta é a segunda turma do curso de Gastronomia Sustentável, que oferece qualificação profissional gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social indicadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O projeto tem o objetivo de evitar a fome, por meio da capacitação de pessoas e o uso correto dos alimentos, segundo o vice-presidente de Recursos Humanos Electrolux na América Latina, Valmir Buscarioli.

O presidente executivo da Electrolux na América Latina, Ricardo Cons, destacou que a Electrolux tem como missão o desenvolvimento de soluções sustentáveis e que patrocinar projetos sociais é uma satisfação para a companhia. “Que o dia de hoje marque o início de uma nova vida e a abertura de novos caminhos para todos os alunos”, disse Cons.

Essa é a expectativa da formanda Odacir Menezes de Souza, 42 anos, que chegou a Curitiba há oito anos e mora na CIC. “Surgiu essa oportunidade e eu agarrei. Esse curso me deu outra vida, ressuscitei. Estava em casa triste porque não conseguia um emprego e agora estou feliz”, contou Odacir. Com o que aprendeu no curso, ela passou a fazer e vender coxinhas e o dinheiro que recebe ajuda o marido nas despesas da casa. Ela sonha agora em abrir o próprio negócio.

Cozinheira em uma escola infantil, Maria Aparecida dos Santos, 62 anos, também terminou o curso feliz. “Aprendi muitas coisas que irão melhorar o meu desempenho”, disse. Depois do fazer o curso, o estudante Felipe Wilson Cordeiro, 19 anos, planeja fazer uma faculdade de gastronomia. “Foi incrível participar das aulas.”

Pioneirismo

Curitiba foi a primeira cidade escolhida pela Electrolux, multinacional sueca fabricante de eletrodomésticos, para receber a ação social. O projeto-piloto foi desenvolvido em 2017 e formou 17 pessoas.

Por causa da grande adesão ao Gastronomia Sustentável, o programa já tem a terceira edição confirmada para este mês em Curitiba, além de ser ampliado para a cidade de São Carlos, em São Paulo, e Rosário, na Argentina. Além das cidades na América Latina, o Gastronomia Sustentável está em fase implementação no Egito e Rússia.

Durante as aulas, que acontecem em dez semanas, os alunos têm atividades teóricas e práticas de panificação, confeitaria e cozinha fria. Na grade estão ainda temas relacionados à higiene, comida saudável e vegana, sustentabilidade e ao empreendedorismo, tudo voltado para o aproveitamento quase total dos alimentos usados. As aulas foram ministradas por 11 chefs e professores de gastronomia voluntários de Curitiba.

Presenças

Participaram da formatura o gerente de Remuneração da Electrolux, Leonardo Silva; o coordenador do Gastronomia Sustentável, Cosimo Scarano; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; o superintendente do Instituto Stop Hunger, Davi Barreto; e os chefs Delio Canabrava, Claudinei de Oliveira, Rafael Gonçalves e Victor Moraes.

Da FAS, estiveram presentes o superintendente executivo, Luciano Martins; o diretor de Qualificação para o Trabalho, Fabiano Vilaruel; a superintende da Assistência Social e Trabalho, Roberta Borges de Mello; a assessora dos Núcleos Regionais, Veranice Hayashida; a diretora de Proteção Social Básica, Cintia Auman; a supervisora da FAS CIC, Rosane Nunes Zana, e demais servidores.