Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Economia

Aluno do Bom Negócio cria programa de fidelidade inovador

Mauro Alves Ferreira, dono da Orquilanda e ex-aluno do Bom Negócio, que criou o "Orquilandin - o dindin que vale flores". Curitiba, 21/02/2008 Foto: Valdecir Galor/SMCS

 

O real não é a única moeda que vale dinheiro na Floricultura Orquilanda, no Boa Vista. O cliente também pode comprar flores com o "Orquilandin - o dindin que vale flores". O "dinheiro", impresso em pequenas cédulas, é adquirido com a compra de produtos ou com a participação em palestras e cursos sobre cultivo de orquídeas ofertados pela floricultura. O Orquilandin é uma invenção de Mauro Alves Ferreira, dono da Orquilanda e ex-aluno do Bom Negócio, programa oferecido gratuitamente pela Prefeitura para ensinar os empreendedores sobre gestão empresarial.

A idéia de Ferreira de criar um dinheiro próprio surgiu durante as aulas. "O Bom Negócio realmente ensina o que o empresário precisa saber. Fala sobre finanças, organização da empresa, marketing e vendas, importantes para o sucesso de todo empreendimento", diz.

Depois de participar das aulas, em outubro do ano passado, no Boa Vista, o empresário decidiu também ampliar os negócios e criar novos mecanismos para divulgar os serviços que oferece. Além das flores, Ferreira venderá na floricultura produtos da agroindústria, todos cultivados em uma chácara própria localizada em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, onde também produz orquídeas numa estufa de 4 mil metros quadrados.

Ferreira percebeu esse nicho durante os cursos sobre cultivo de orquídeas que promove há quatro anos em sua chácara. "As pessoas iam lá para aprender a cultivar orquídeas, mas sempre queriam comprar ovos, frutas e verduras. Agora vou transformar essa opção em mais um serviço rentável", diz.

Antes de começar as vendas dos hortifrutigranjeiros, a Orquilanda está passando por reformas. Ferreira planeja reinaugurar a loja dentro de 40 dias em grande estilo, com exposição de flores e propagandas em rádios e jornais. O empresário também pretende lançar neste ano o Almanaque Orquilanda, um livreto com informações úteis e histórias sobre o bairro Boa Vista, meio ambiente e cultivo de flores.

Além das ações de marketing, o Bom Negócio foi fundamental para a reestruturação administrativa da Orquilanda. "Antes eu não sabia se a chácara e a loja estavam deficitárias e qual delas pagava os salários dos funcionários. Hoje tenho as atividades separadas, com a chácara funcionando como uma fornecedora de produtos. Isto está sendo importante para a administração da empresa", explica o proprietário.

Ferreira é comerciante há mais de 20 anos e decidiu fazer o Bom Negócio para se reciclar. "Sempre quis fazer cursos, mas nunca conseguia por causa de horários e distâncias. Mas o Bom Negócio veio até o bairro, facilitando a vida de quem trabalha", diz.

Foi durante as aulas do Bom Negócio que o empresário e alguns colegas de turma decidiram criar uma entidade de representação do bairro. A Associação Comercial e Industrial do Boa Vista surgiu em dezembro de 2007 e já conta com 20 empresários associados. Ferreira, que foi eleito presidente da entidade, espera melhorar o bairro, ajudando a promover, principalmente, o desenvolvimento econômico da região.