As famílias do Alto Boqueirão agora contam com um espaço especial para deixarem seus filhos. A Prefeitura de Curitiba inaugurou neste sábado (10) a mais nova creche da cidade. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Clarice Rocha da Rosa tem capacidade para atender 260 crianças.
Stefani Aparecida Valentin, de 3 anos, é uma das crianças que estudam e aproveitam toda a estrutura do CMEI. “A creche ficou excelente. Tem escolas particulares que não têm esse nível daqui. Os funcionários são muito atenciosos e minha filha está se devolvendo muito rápido depois que começou a estudar aqui”, disse Emerson Fernando Valentin. Ele foi com a mulher Claudia e a outra filha Gabrieli acompanhar a inauguração da creche.
O novo CMEI teve investimentos de R$ 2,1 milhões. A unidade tem berçário, salas de atendimento, lactário, espaços administrativos e do Mama Nenê, programa de estímulo à amamentação, cozinha, banheiros, parquinho, solário, refeitório e pátio coberto. Os móveis das salas e os sanitários são adaptados a idade das crianças para oferecer conforto e segurança.
“Com essa inauguração a rede municipal passa a ter 180 creches. Desde 2009 a Prefeitura já abriu mais de 5 mil vagas para crianças de zero a 5 anos”, disse a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.
Além dos 180 CMEIS da Prefeitura, o atendimento às crianças também é feito em 77 creches conveniadas e em mais de 100 escolas municipais com educação infantil.
Homenagem
O nome do novo CMEI é uma homenagem à professora Clarice Rocha da Rosa, que foi pioneira na educação no bairro Alto Boqueirão. Os filhos dela, Mário Luiz da Rosa, Luciane Beatriz da Rosa e a neta Poliana Rosa participaram da inauguração da nova creche.
“A nossa família ficou imensamente agradecida pela homenagem. A minha mãe foi pioneira na educação aqui do bairro e agora ficará com o nome eternizado nessa linda creche”, disse Mário Luiz. Para a moradora Tatiana Lima, a creche vai dar a oportunidade para ela procurar um novo emprego.
“Sou dona de casa e agora posso deixar meu filho aqui e ficar tranquila. Sei que ele será bem cuidado. A creche ficou bem perto da nossa casa”, disse Tatiana ao lado do filho Daniel, de 4 anos. A creche fica na rua Almirante Donadello, 242, e vai funcionar das 7h às 18h.
Os secretários municipais de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes, de Obras Públicas, Mário Tookuni, do Planejamento, Carlos Homero Giacomini, da Saúde, Eliane Chomatas, e os vereadores Francisco Garcez, Jorge Yamawaki, João Claudio Derosso e João do Suco, líder do governo na Câmara, também participaram da inauguração.
Obras - Curitiba tem a maior frente de obras em creches dos últimos anos. Atualmente, são 18 unidades em construção e cinco em ampliação. As creches em construção ficam nos bairros Ganchinho (uma); Sítio Cercado (três); Santa Cândida (uma); Boa Vista (duas); Xaxim (uma); Uberaba (três); Cidade Industrial (uma); São Miguel (uma); Augusta (uma); Tatuquara (uma); Prado Velho (uma); Parolin (uma); e Campo de Santana (uma).
As próximas creches a serem inauguradas serão o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sítio Cercado IV, com 200 vagas, no Sítio Cercado; o Moradias Corbélia, com 150 vagas, no São Miguel; e o Vila Tecnológica, com 200 vagas, no Sítio Cercado.
Neste ano, a Prefeitura também inaugurou cinco outras creches. São elas: o CMEI Osni Camargo Carvalho, com 200 vagas, na Cidade Industrial; o Francisco Cunha Pereira Filho, com 150 vagas, no Uberaba; o Fani Lerner, com 200 vagas, no Tatuquara; o Eraldo Kuster, com 150 vagas, no Pinheirinho; e o Miguel Arraes, com 200 vagas, na Cidade Industrial.