Esta sexta-feira (3/6) é o Dia de Combate à Obesidade Infantil, mas na rede municipal de ensino de Curitiba alimentação saudável se aprende na escola todos os dias. Por dia, a rede serve aproximadamente 300 mil refeições, o que inclui a alimentação da manhã, almoço e tarde.
Os cardápios são elaborados por nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação para atender todas as necessidades das crianças e estudantes. Também são oferecidos cardápios especiais para os casos de diabetes, doença celíaca, intolerância à lactose, vegetarianos, entre outros.
Os alimentos são preparados por empresas terceirizadas, que fazem a entrega diariamente nas mais de 400 escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).
“As refeições são balanceadas e diversificadas, inclusive com produtos da agricultura familiar, para atender às necessidades nutricionais dos estudantes. São respeitados hábitos alimentares dentro dos parâmetros da legislação federal, a lei nº11.947”, explica a gerente de Alimentação da SME, Maria Rosi Galvão.
Ela esclarece que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o maior e mais antigo programa de segurança alimentar do Brasil e preza pela oferta de alimentos saudáveis.
“Recentemente, em 2020, surgiu uma nova resolução nesta legislação que limitou ainda mais a oferta de açúcares e proibiu produtos ultraprocessados na alimentação escolar, garantindo inclusive a oferta obrigatória e frequente de micronutrientes importantes para a aprendizagem e que as crianças brasileiras têm apresentado carências, como o ferro e vitamina A”, afirma.
Dentro das unidades também é feito, desde 1996, o acompanhamento do estado nutricional dos estudantes, por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de Escolares (Sisvan Escolar), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.
O objetivo é consolidar os dados referentes às ações de Vigilância Alimentar e Nutricional, desde o registro de dados antropométricos e de marcadores de consumo alimentar até a geração de relatórios.
Educação Alimentar e Nutricional
Não só da oferta diária de comida saudável é feita a alimentação dos curitibinhas. A temática da boa alimentação permeia o cotidiano escolar nos momentos de refeição e também os componentes curriculares. “Professores, gestores, profissionais da educação e comunidade escolar são constantemente convidados a se atualizar nesta temática e entender melhor os cardápios escolares”, explica Rosi.
Assista ao vídeo da “Conversa sobre Alimentação Escolar e Agricultura Familiar na Alimentação Escolar de Curitiba.”
Qualidade
A alimentação das crianças é acompanhada constantemente. Para garantir a qualidade, a Gerência de Alimentação coordena o acompanhamento técnico diário de cada unidade, com apoio dos dez Núcleos Regionais da Educação, que muito em breve terão também uma nutricionista integrando suas equipes.
Periodicamente são realizadas reuniões sobre a alimentação servida entre a Gerência de Alimentação e os diretores de unidades. Cada unidade educacional tem quatro profissionais previamente cadastrados para atestar a quantidade e qualidade dos alimentos.
Além disso, a Prefeitura oferta cursos de formação para subsidiar tecnicamente os profissionais e responsáveis pela conferência da qualidade e quantidade da alimentação escolar.
300 mil refeições/dia
Por dia, a rede municipal de ensino curitibana serve aproximadamente 300 mil refeições, o que inclui a alimentação da manhã, almoço e tarde. O número de refeições diárias varia conforme a idade da criança e se ela está no período integral ou regular, por exemplo.
Nos CMEIs são oferecidas de quatro a cinco refeições diárias (café da manhã, colação, almoço, lanche e jantar).
Algumas crianças ainda mamam, então há lactários e cantinhos de amamentação nos CMEIs. As mães podem utilizar o espaço do Mama Nenê ou deixar o leite materno para alimentar seu bebê.
Os estudantes que permanecem em tempo regular nas unidades recebem uma refeição diária que corresponde a 30% de sua demanda em calorias e nutrientes diariamente. E quem está no ensino integral recebe três refeições por dia, que fornecem 70% das necessidades nutricionais.
Veja os cardápios
Os cardápios das unidades da rede pública curitibana podem ser acessados pelo site educacao.curitiba.pr.gov.br, na página da Gerência de Alimentação, opção “cardápios”.