Ir para o conteúdo
Saúde Ocupacional

Agentes de segurança local da Prefeitura de Curitiba reveem conhecimentos e tiram dúvidas sobre atividades da saúde ocupacional

A diretora do Departamento de Saúde Ocupacional, Fernanda Zwir, faz apresentação sobre o tema a agentes de segurança local da prefeitura, na Vila Guaíra. Curitiba, 10/12/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM


Os agentes de segurança local (Agesel), servidores da Prefeitura de Curitiba designados para observar, orientar e avaliar aspectos da rotina do servidor no trabalho para que tenham um ambiente saudável, participaram, nesta quarta-feira (10/12), do último encontro do ano. O evento foi realizado no auditório do Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf), no bairro Guaíra.

O grupo pode rever e atualizar os conhecimentos ligados às áreas da saúde ocupacional, departamento da Secretaria de Gestão de Pessoal (SMGP) responsável pelo planejamento e execução das diversas atividades voltadas à saúde dos trabalhadores do Município no ambiente de trabalho.

A diretora do Departamento de Saúde Ocupacional, Fernanda Zwir, detalhou as principais atribuições de cada uma das quatro áreas do Departamento: a Perícia Médica, a Medicina do Trabalho, a Psicologia e o Serviço Social e a Segurança do Trabalho.

Contato próximo com os servidores

Agesel há três anos, o servidor Isaías Rufino, da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, avalia que encontros como este ajudam a recapitular e atualizar as informações que os agentes de segurança, muitos deles, servidores há anos, já sabem. Isaías é servidor de carreira há 19 anos.

“Na nossa secretaria, como o trabalho é volante, estamos sempre em contato com os colegas informando e verificando o que pode ser melhorado”, disse Rufino. Ele informou que a SMDT tem nove agentes.

Servidor municipal há 17 anos, Elcio Crisanto Pereira, 46, que trabalha na fiscalização da área de recursos hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, conta que o grupo é formado por oito servidores que desempenham a atividade de Agesel na SMMA.

“Fazemos reuniões mensais e temos um grupo pelo qual compartilhamos muitas informações – desde a disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI) para uso dos servidores até mesmo relatos de situações observadas pelos agentes”, afirmou Crisanto.

Os servidores podem e devem saber quem são os agentes de segurança da sua secretaria. Para consultar a lista, basta acessar o Portal do Servidor, no serviço Agesel.

Serviços no Portal do Servidor

Durante a apresentação, a diretora destacou a importância de todos conhecerem e divulgarem os serviços disponíveis no Portal do Servidor. Ela citou como exemplo a situação dos servidores que, tendo passado por procedimentos cirúrgicos, continuam indo pessoalmente à perícia.

“Nós fazemos atendimentos online, para evitar que o servidor se exponha em situações como os que estão em tratamento de doenças como câncer, os que tenham feito cirurgia há poucos dias”, exemplificou.

Os serviços disponíveis no Portal do Servidor são: Acidente de Trabalho; Assédio Moral; Assédio Sexual não pode fazer parte do Trabalho; Atestado de Saúde Ocupacional de Servidor; Atestados de Saúde Ocupacional (equipe); Dependência Química; Equipamento de Proteção Individual; Gratificação de Insalubridade; Legislação de Segurança do Trabalho; Ordens de Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho; Perícia Médica - Atendimento online; Perícia Médica – Agendamento para atendimento presencial; Perícia Médica – Resultados; Pesquisa de Saúde do Servidor; Plano Terapêutico; Programa de Saúde Vocal; Reabilitação Ocupacional; Relatório Circunstanciado; Saúde e Segurança do Trabalho.

Fernanda Zwir acentuou que os agentes de segurança podem procurar diretamente o Departamento de Saúde Ocupacional, sempre que tiverem dúvidas sobre algum tema. Os contatos são o e-mail  saudeocupacional@curitiba.pr.gov.br e o telefone (41)3350-9500.