Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sustentabilidade

Agência Francesa destaca continuidade nos projetos de Curitiba

Técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento, realizaram uma visita técnica na Vila 29 de Outubro, no Caximba e em obras da Linha Verde Norte. Curitiba, 22/05/2019. Foto: Rafael Silva

Técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) estão em Curitiba, em missão de avaliação do projeto Bairro Novo da Caximba, como continuidade da parceria que a instituição tem com o município. A intervenção socioambiental no extremo sul da cidade prevê investimentos da ordem de R$ 250 milhões na relocação de famílias de áreas de risco, implantação de um dique para a contenção de cheias, reestruturação urbana e a construção de um parque linear, entre outras ações.

Serão dois dias de visitas técnicas e reuniões de trabalho, incluindo uma reunião com o prefeito Rafael Greca, nesta quinta-feira (23/5), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O roteiro da missão teve início na manhã desta quarta (22/5), na Vila 29 de Outubro, ponto focal do projeto Bairro Novo da Caximba. “Um elemento positivo é a continuidade que a Prefeitura de Curitiba estabelece em suas ações”, afirmou Clémentine Dardy, chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano da AFD. “O desafio é pensar globalmente o programa, porque estruturação urbana e ambiental não se faz da noite para o dia”, reforçou ela, em referência a outros projetos financiados pela entidade e já implantados na cidade, como o parque linear nas margens do Rio Barigui e também um trecho da Linha Verde Norte.

Para a representante da Agência Francesa, é fundamental conhecer a realidade local para dar seguimento ao projeto. “É essencial iniciar a missão pela visita de campo, para podermos sentir a realidade local e conhecer como vivem as famílias. Ver mapas, fotos e ler relatórios não é o mesmo que caminhar pela comunidade.”

Além de Clémentine Dardy foram enviadas de Paris à missão em Curitiba a diretora de Transição Urbana e Mobilidade, Karine de Frémont; e a encarregada de Apoio Ambiental e Social, Corinne Ilgun.

Também participaram da visita Rogério Barbosa, gerente de projetos da AFD Brasília; o coordenador de projetos do Ippuc, Mauro Magnabosco; o diretor técnico da Cohab, Mauro Kugler; o coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), Paulo Socher; a assessora Cynthia Juraszek Maia Batista, do Gabinete do Prefeito; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto; e o administrador regional do Tatuquara, Jadir Silva de Lima.

Diretrizes

De acordo com Mauro Magnabosco, o Bairro Novo da Caximba é um projeto aberto a novas concepções. “Estas reuniões servirão para estabelecermos diretrizes da intervenção. Estamos fazendo uma nova abordagem, que funciona como um laboratório para futuras intervenções nesta mesma linha.

Segundo o gerente de projetos da AFD, Rogério Barbosa, o projeto está alinhado à forma que trabalha a Agência. “Possui forte caráter social e pretende criar resiliência nas famílias em relação a mudanças climáticas, no caso daqui, de alagamentos.”

Barbosa reforçou que a AFD prioriza estes dois aspectos muito presentes na Caximba. “O comprometimento da Prefeitura fortalece a importância do projeto, em especial a busca das soluções em consenso com os moradores e dentro da legalidade.”

Linha Verde

Após visitar a Vila 29 de Outubro, a missão acompanhou as obras na Linha Verde, que contam com financiamento da AFD. A comitiva vistoriou a construção da trincheira da Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, que fará um binário com a trincheira existente do Bacacheri-Bairro Alto, formado pelas ruas Gustavo Rattman (Bacacheri) e José Zgoda (Bairro Alto).

Sessão de trabalho

Na tarde desta quarta, representantes da AFD, do Ippuc, da UGP, da Cohab e das secretarias do Meio Ambiente, de Finanças e de Obras Públicas realizaram uma sessão de trabalho sobre o projeto Bairro Novo da Caximba. A reunião faz parte do alinhamento e ajuste de pontos necessários aos encaminhamentos do processo de contratação do financiamento junto à AFD com o aval da União.

Participaram pela AFD, Clémentine Dardy, Rogério Barbosa, Karine De Frémont, Kálita Soares e Corinne Ilgun. Pelo município estiveram presentes Mauro Magnabosco, Ricardo Bindo e Daniela Tahira (Ippuc); Paulo Socher e Márcio Teixeira (UGP); Mauro Kugler, Meiri Morezzi, Luciana Nunes da Silva, Mariana Sellucio, Priscilla dos Santos e Rosiane Vigiano Pinto (Cohab); e Teresa Fernandes (SMF), Cristiane Born (SMMA) e Wilson Almeida (Smop).

Nesta quinta-feira haverá visitas técnicas aos projetos implantados com recursos da AFD e mais uma rodada de reuniões de trabalho.