Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inovação

Adolescentes produzem luminárias no Fab Lab do Cajuru

Adolescentes do programa Primeiro Emprego participam de oficina no Fab Lab. Curitiba, 05/04/2019. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Adolescentes do programa Formação para o Primeiro Emprego, da Fundação de Ação Social – FAS Trabalho, participaram da primeira oficina promovida pelo Fab Lab Cidadania Cajuru. Dezenove meninos e meninas visitaram a unidade, na tarde desta quinta-feira (4/4), conheceram os equipamentos e produziram duas luminárias com a ajuda de professores.

Com olhos atentos e cadernos nas mãos para anotar as informações que recebiam, eles conheceram equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora.

Primeiro Fab Lab público da cidade, o espaço foi inaugurado no último dia 28, pelo prefeito Rafael Greca, e funciona como um laboratório de fabricação digital e prototipagem onde estudantes, empresas e a comunidade poderão compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias inovadoras.

Projetos

“Nem imaginava que tudo isso pudesse existir”, disse a estudante Letícia Olímpio, 16 anos, que cursa o 1º ano do ensino médio em uma escola pública.

A visita ao Fab Lab foi a segunda fase de um projeto que já vem sendo desenvolvido pelo Primeiro Emprego: a criação de uma empresa fictícia e, a partir dela, a produção de um produto.

Depois de conhecer o local e a capacidade dos equipamentos, Letícia disse que irá propor ao seu grupo a mudança do projeto. “Nossa empresa será uma fabricante de chocolates e aqui no Fab Lab produziríamos as embalagens. Isso é muito simples perto do que podemos fazer”, disse. Segundo ela, a ideia agora é desenvolver algum projeto que beneficie a população.

Fernando Henrique Ribas, 16 anos, que também cursa o 1º ano do ensino médio, achou o lugar inovador e divertido ao mesmo tempo. “Se meu projeto der certo, quero me aprofundar nessa área e, quem sabe, até trabalhar com isso”, explicou. Junto com os amigos, Fernando quer produzir brinquedos de madeiras antigos.    

Visão do futuro

Estimular os adolescentes e toda a população a usar o espaço é um dos objetivos do Fab Lab, segundo o gestor da unidade, Cleverson Fuzeti. “Queremos que as pessoas venham, criem e executem os seus projetos. Daqui surgirão profissões que nós ainda nem conhecemos”, disse.

Neste mês, o Fab Lab está aberto para visitação. A programação de cursos, palestras e worshops será aberta a partir de maio. No local será possível, desde capacitar pessoas para uso das máquinas, até criar protótipos de produtos idealizados pelos participantes.

O espaço ofertará cursos de manutenção de computadores, smartphones, impressoras e drones; especialização em fabricação digital; modelagem 3D; prototipagem; prototipagem eletrônica; corte laser; modelagem CNC; Arduino Básico e Arduino Profissional.

O Fab Lab funciona na Rua da Cidadania do Cajuru e integra o projeto Liceu de Ofícios e Inovação, fruto de uma parceria da FAS Trabalho e a Agência Curitiba.