Adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e são atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS), na Regional Tatuquara, começaram a ter aulas de informática, nesta quinta-feira (17/2). O curso reúne 33 jovens e é realizado pela organização social GERAR - que desenvolve o projeto Cidadania Digital -, em parceria com a Prefeitura e com o Governo do Paraná. A ação tem o objetivo de aumentar as chances de o grupo conseguir o primeiro emprego.
As aulas são realizadas no Colégio Estadual Cívico Militar Beatriz Faria Ansay, no Tatuquara, que além de ceder o espaço para o curso, oferece almoço para os adolescentes, que têm de 15 a 17 anos.
Depois de concluírem o curso, que terá um mês e meio de duração, eles poderão ser encaminhados para vagas de aprendizagem nas empresas da região onde moram.
Além do conteúdo voltado à informática, o curso ainda contempla a formação cidadã. “Muito além de oferecer aulas de informática, essa parceria possibilita oportunidades de transformação social e melhoria da vida dos participantes e suas famílias”, diz a diretora de Apoio à Empregabilidade da FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira.
Formação cidadã
A coordenadora de Novos Projetos da GERAR, Elizete Drevinski, explica que o Cidadania Digital busca enfrentar e corrigir a defasagem de conhecimento digital dos jovens. “A falta de conhecimento em informática acaba sendo um obstáculo para a conquista do primeiro emprego e desenvolvimento profissional”, diz.
“Há entendimento de que o jovem, por saber jogar videogame e transitar nas mídias sociais, domina ferramentas de informática. Mas, quando vai para uma empresa, ele tem muita dificuldade em coisas que para profissionais adultos são básicas, como o uso do Word, Excel PowerPoint e email”, comenta.
O diretor do Colégio Estadual Cívico Militar Beatriz Faria Ansay, Sandro Francisco Mira Junior, acompanhou o primeiro dia de aula dos adolescentes. “Para nós, é um grande prazer receber essa parceria. A nossa intenção é fazer uma escola voltada à comunidade. Estamos muito contentes em fazer parte da vida profissional desses jovens, levando sonhos e auxiliando a alcançá-los”, afirma.
Oportunidade
Inês Raíssa do Nascimento, 16 anos, faz parte de uma das turmas do curso e contou que não tem conhecimento em informática. Ela não tem computador em casa e nem celular – quando precisa, usa o aparelho da mãe. “A minha expectativa é aprender bastante, conseguir passar no curso e ter um futuro melhor.”
Inês procura um trabalho para ajudar nas despesas da casa e sonha em ser enfermeira. “A minha mãe só pensa nos filhos. Quero ajudar a dar o melhor para ela”, conta a jovem que já faz planos de comprar um celular, caso consiga uma vaga no mercado de trabalho.
Estudante do 2° ano do Ensino Médio no Colégio Beatriz Faria Ansay, Flavia Sabrina Jussen Albuquerque, 16 anos, tem conhecimentos básicos de informática, mas quer aprender mais no curso para aumentar as chances de conseguir o primeiro emprego. “Quero sair uma pessoa melhor, com mais conhecimentos de informática e também com outras habilidades, como noção de fala. Pretendo conseguir o primeiro emprego para ter dinheiro para fazer minhas coisas e investir em mim”, diz.
Ana Clara Bispo do Nascimento, 14 anos, também vê no curso a oportunidade de conseguir o primeiro emprego e, assim, realizar seus sonhos. Em longo prazo, ela quer comprar uma casa. Mas os primeiros salários serão destinados para roupas e para aquisição de um computador, que ela ainda não possui. “Também quero guardar dinheiro para a minha faculdade de Biologia.”
Parceria
O Cidadania Digital é realizado pela GERAR, responsável pela formação dos jovens, em parceria com a FAS, que fez a triagem dos participantes. Os recursos para aquisição dos computadores que serão usados nas aulas foram encaminhados pelo governo do Estado, por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).
Em Curitiba, o projeto já foi desenvolvido na Regional CIC, em novembro de 2021, com a formação de 40 adolescentes. Após a turma do bairro Tatuquara, a GERAR e a FAS deverão levar a ação para mais duas Regionais da cidade, Bairro Novo e Cajuru.
GERAR
Fundada em 2003, a GERAR é uma organização social sem fins lucrativos que trabalha para promover o desenvolvimento social por meio de ações educacionais e da geração de emprego e renda. A GERAR desenvolvendo no Paraná e em Santa Catarina o programa Aprendiz Legal.