Estudantes da Escola Municipal Doutor Hamilton Calderari Leal (CIC) agora têm aulas de circo. Piruetas, malabares e pernas de pau fazem parte do currículo dos 450 meninos e meninas que estudam na unidade.
A iniciativa é da equipe de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação, que também contemplará outras escolas, ao longo do ano.
“É um projeto que estimula a criatividade e o desenvolvimento de habilidades com as práticas circences, estimulando o estudante a vivenciar esse mundo mágico e também a ser multiplicador desse conhecimento aos colegas”, explica a diretora Adriana Aiko Soga Ribeiro.
Muitos dos equipamentos usados nas aulas são produzidos pelos estudantes com materiais recicláveis. As primeiras lições são de equilíbrio, com a perna de pau. Depois entram em cena o slackline (corda bamba) e o foco na coordenação motora com os malabares (bastões ou bolas).
Ao longo do trimestre, a programação ganhará show de talentos, semana literária e o circo em sala de aula, no qual as crianças, com orientação dos professores, vão criar espetáculos para toda a comunidade escolar.
Circotidiano
Nesta segunda (1/4), além de praticar as artes circenses, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo Circotidiano Pocket, da Cia dos Palhaços, que tem o artista Tiago Teodoro Straub representando o Palhaço Caxias. A apresentação retratou a visita de um palhaço solitário que, ao abrir sua mala, leva o mundo mágico do circo à escola.
Para o estudante Pedro Henrique Vieira de Almeida, 10 anos, foi um show magnífico. “O palhaço era muito engraçado. Fiquei impressionado com as coisas que ele fez. Os malabarismos e as mágicas foram incríveis”, contou o menino.