Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Homenagem

ACP reconhece apoio da Prefeitura em campanha contra a pichação

A Associação Comercial do Paraná (ACP) prestou homenagens nesta terça-feira (16) durante solenidade referente ao “Dia do Comerciante”, na sede da entidade. -Na imagem, o vice presidente da ACP José Eduardo Sarmento, Gustavo e Camilo Turmina Coordenador Geral das Câmaras Setoriais da ACP. Curitiba, 16/07/2013 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

A Associação Comercial do Paraná (ACP) prestou homenagens nesta terça-feira (16), durante solenidade referente ao “Dia do Comerciante”, na sede da entidade. O prefeito Gustavo Fruet foi um dos homenageados. Ele recebeu uma placa comemorativa em razão do apoio à campanha “Pichação é Crime. Denuncie”, idealizada pela ACP em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

Além de Gustavo Fruet, foram homenageados Eduardo Coelho (representado pelo filho Antônio Carlos de Costa Coelho) e Eduardo Balarotti. Eles representaram dois estabelecimentos comerciais conhecidos da capital paranaense: Balarotti Materiais de Construções e Casas Coelho.

Gustavo Fruet agradeceu a homenagem e ressaltou a necessidade de intensificar ainda mais o diálogo com a ACP. Destacou os ótimos resultados alcançados na campanha “Pichação é Crime”, principalmente devido à participação da população de Curitiba. “As pessoas começaram a comunicar a prefeitura e a dar mais atenção à preservação dos imóveis. Isso é um ganho”, disse Fruet. Como consequência da campanha, Curitiba também viveu o período de maior grafitagem em sua história, com boa parte das ações reconhecidas pelo poder público e incentivadas pela Fundação Cultural. “Vamos continuar com esse trabalho e intensificar essa parceria com a cidade e com a ACP”, afirmou o prefeito, lembrando também a importante participação da Guarda Municipal no processo.  

O presidente em exercício da ACP, José Eduardo Sarmento, agradeceu ao prefeito pelo apoio dado à campanha contra a pichação, que tem contribuído para coibir a ação de vândalos e tornar a cidade mais bonita.

O coordenador do Conselho das Câmaras Setoriais da ACP, Camilo Turmina, afirmou que os homenageados pela associação são personalidades que representam muito bem o Dia do Comerciante e a memória de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, fundador da ACP.   

Também esteve presente no evento a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet.

Campanha

Desde o início do ano, foram denunciados 1.283 casos de pichação a imóveis públicos e particulares da cidade, através do fone 153 da Guarda Municipal. As denúncias resultaram em 191 autuações desde o início da campanha, sendo 101 destes infratores adolescentes.

O aumento no número de denúncias é quatro vezes maior do que no mesmo período do ano passado. Em 2013, apenas no mês de maio, foram registradas 220 denúncias, quando a média mensal costumava ser 50.

A pichação é um crime previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, cujo flagrante prevê pagamento de multa administrativa de R$ 714,20.

Além da multa, os menores de idade cumprem pena alternativa e os maiores são encaminhados à delegacia do Meio Ambiente e ao Juizado Especial Criminal. Os infratores também ficam impedidos de participar de concurso público pelo período de dois anos.