Qual o momento certo de falar e de agir? Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Qual foto colocar em um perfil corporativo? Esses foram temas tratados durante o curso de Autoconhecimento, que reuniu homens em situação de rua acolhidos na Casa de Passagem Solidariedade, da Fundação de Ação Social (FAS).
A atividade foi realizada nesta segunda-feira (7/3) e faz parte dos cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura, neste mês de março, por meio do Programa Liceu de Ofícios, em parceria com o Centro de Integração Empresa/Escola (CIEE).
As perguntas mostraram a importância de se ter segurança e confiança em si, segundo o professor do CIEE, Laertes Márcio Hoizer de Sousa, especialista em Gestão de Desenvolvimento de Novos Modelos, que comandou a atividade. “Podemos ter assertividade na vida pessoal e na vida corporativa. E isso é importante para nosso sucesso.”
Durante o curso, os 18 acolhidos que participaram do encontro receberam ainda informações sobre a importância de fazer o acompanhamento de atividades, o chamado follow-up. “E isso pode ser feito com a velha agenda manual ou no, celular, de maneira digital”, explicou o professor.
Dicas para a vida
O haitiano Fernando Bazelais, 30 anos, assistiu atento ao curso. “É muito bom porque dá dicas que são importantes não só para o trabalho, mas também para levar para a vida”, comentou o rapaz, que chegou ao Brasil há oito anos para trabalhar, mas há três está desempregado. “Nunca dormi na rua porque desde o início procurei a FAS. Preciso de um emprego para sair dessa vida, não uso droga e não bebo”, contou.
Paulo Cesar Barros, 52 anos, também participou do curso e gostou do que ouviu. “É sempre bom receber dicas de como se comportar, agir”, disse o homem, que não soube informar há quantos anos está em situação de rua e quanto tempo é atendido pela assistência social do município. Paulo está acolhido há três meses na Casa de Passagem Solidariedade e elogiou a organização e limpeza da unidade.
Programação
Este é o segundo curso de desenvolvimento pessoal ofertado este ano na Casa de Passagem Solidariedade. O primeiro foi realizado em 24 de fevereiro, com o tema Empreendedorismo Criativo.
A educadora social Zélia de Jesus Barbosa Giraldello, que trabalha com atividades socioeducativas com os acolhidos, explica que a escolha dos temas é feita com base no interesse dos usuários. “No curso desta segunda-feira, por exemplo, é possível mostrar que eles são capazes de ter alguma atitude, a partir do autoconhecimento”, explicou.
O próximo curso que deve ser levado para a unidade será o de Comunicação Não Violenta.
A Casa de Passagem Solidariedade fica na Praça Plínio Tourinho, no Rebouças, onde a Prefeitura mantém um complexo de atendimento à população em situação de rua. A unidade oferece 70 vagas diurnas e 120 noturnas, para acolhimento.