Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ano muito positivo

Ações da Prefeitura trazem mais qualidade de vida à população do Bairro Novo

Horta São João Del Rey, Bairro Novo. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Formada pelos bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará, a Regional Bairro Novo recebeu obras e ações da Prefeitura, em 2019, que melhoraram a qualidade de vida dos 166 mil curitibanos que habitam a região.

Remodelação de faróis do saber, asfalto novo e de qualidade nas ruas, CMEIs que foram colocados em funcionamento e ações de combate às enchentes e de melhoria na infraestrutura foram levadas pela Prefeitura em 2019.

Ensino e tecnologia

Três unidades de Farol do Saber e Inovação foram entregues à Regional Bairro Novo: Rubem Braga, Cecília Meirelles e Senador Accioly Filho.

Os espaços foram completamente reformados e aparelhados com oficina de criatividade, impressora 3D e espaço maker, sendo uma ferramenta importante para o aprendizado dos curitibinhas.

CMEIS

Também na área educacional, a Prefeitura colocou em funcionamento três CMEIs no âmbito da regional: Professora Eliana da Costa Marques, no Sítio Cercado, Governador Jayme Canet e Jornalista Mussa José Assis. Já a Escola Municipal CEI Professor José Cavallin passou por reforma completa.

Asfalto novo

A área de infraestrutura também mereceu atenção da Prefeitura. As obras de requalificação e implantação de asfalto são exemplos disso. As ruas da regional receberam 8,7 km de asfalto em 2019, entre obras já executadas e em andamento. Se for somar o volume de asfalto desde 2017, a regional foi beneficiada com 16,8 km de pavimentação definitiva.

Na Rua Enzo Scaletti, no Ganchinho, a Prefeitura implantou pavimentação definitiva, através do programa Asfalto no Saibro, entre as ruas Guaçuí e Jornalista José Pedro dos Santos. Os moradores da rua, Luana Pinheiro e Robson Vieira comemoraram a chegada do asfalto.


“Moramos aqui há dois anos e sofríamos com o pó, a lama e a falta de estrutura. Ficamos felizes com a obra, vai melhorar nossa vida”, disse Luana, que é auxiliar de serviços gerais.

 

Caminhos aplainados

Para facilitar o escoamento do trânsito na região, a Prefeitura implantou um binário no Sítio Cercado, formado pelas ruas Ourizona e Nova Aurora, por uma extensão de três quilômetros, no trecho entre as ruas Pinhalão e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo.

Antes das mudanças, a Prefeitura fez a revitalização do asfalto das ruas Ourizona e Nova Aurora. Também entraram no grande plano de revitalização da malha viária, as ruas Sant’ana do Itararé, Antônio José Bonato (entre a Sílvio Corazza e a Rosildo Portella – 280 metros, através do programa Asfalto no Saibro), Coronel Victor Agner Kendrick, Cidade de Ouro, José Manoel Voluz, entre outras. 

Combate às enchentes

Dentro do programa permanente de prevenção às enchentes, o Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, também fez a limpeza do Ribeirão dos Padilhas, em um trecho de 500 metros na altura da Rua Guaçuí, no Ganchinho. Foram retirados entulhos atirados de forma irregular no leito do rio, favorecendo a sua vazão e evitando enchentes.

Morador da região há 17 anos, o porteiro Jean Ricardo Alves está feliz com os avanços conquistados pelo bairro. “O pó e a sujeira eram as dificuldades de sempre. Com a pavimentação de ruas e a limpeza do rio ganhamos muitos benefícios. Só o fato de não ter mais que enfrentar alagamentos é uma bênção”, avaliou. 

Outra obra importante na região foi a reforma do acesso da ponte na Rua São José dos Pinhais, no Sítio Cercado. O antigo pavimento foi removido para dar lugar ao piso de concreto, dando mais segurança a motorista e pedestres.

Lâmpadas de LED

Praças receberam melhoria na iluminação pública, dando mais segurança e qualidade de vida para a população. Um exemplo é a implantação de superpostes, e refletores na cancha da Praça Napoleão Côrtes Filho, no Sítio Cercado.

Nas ruas do Sítio Cercado, a Prefeitura substitui 582 luminárias lâmpadas de LED, que são mais econômicas e proporcionam maior claridade. A medida trouxe mais segurança para os moradores transitarem à noite.

Também no Sítio Cercado, a Prefeitura implantou um campo de grama sintética na Praça Marly Queiroz de Azevedo, trazendo um incentivo para a prática de esporte e lazer da comunidade.

Horta no lugar de cracolândia

A Horta São João Del Rey, implantada este ano na Rua Otto Cristóvão Ciscato, esquina com a Filósofo Huberto Hoden, já deu a primeira colheita de verduras e temperos fresquinhos.

O local havia se tornado uma cracolândia e estava gerando muita violência na região. Através de reivindicação à Prefeitura da Associação dos Moradores São João Del Rey, o espaço virou a 30ª horta comunitária de Curitiba e produz alimentos saudáveis e gratuitos para os moradores.

No Sítio Cercado, a Prefeitura fez a revitalização da Horta Comunitária Sambaqui, beneficiando 250 pessoas da comunidade que vive próxima ao local. 

Técnicos da Prefeitura também ensinaram aos produtores como ter um melhor aproveitamento da terra para o plantio. José Carlos Fragoso, 62 anos, que é o coordenador da horta, gostou do novo espaço para plantar. 

“A horta ficou bem melhor. Antes era a gente que arrumava. A Prefeitura veio com as máquinas e preparou a terra, colocou calcário e adubo”, disse Fragoso.

Ele saiu de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, há 30 anos, para morar no Bairro Novo. 
A moradora Clarinda Pereira de Almeida também está feliz com canteiros que têm na horta. “Sempre mexi com terra e tive horta. A ajuda da Prefeitura foi muito boa porque deixou a terra pronta para a gente plantar. Estou muito contente”, afirmou ela.

Na Regional Bairro Novo, existem 11 hortas comunitárias implantadas pela Prefeitura. Elas beneficiam diretamente 940 pessoas.

Apoio às famílias

A Prefeitura também não descuidou das famílias menos favorecidas. De janeiro a setembro deste ano, foram assistidas 9.462 famílias pelas unidades do Cras na Regional Bairro Novo. 

O Cras é a porta de entrada das pessoas na assistência social. Previne situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

No mesmo período, o Creas – Centro de Referência de Assistência Social -, atendeu 1.575 pessoas na regional enquanto o Centro Pop fez 26.253 atendimentos.

Saúde, Bairro Novo!

Para reforçar o atendimento à saúde da população ofertado pela rede de 12 unidades de saúde e a UPA Sítio Cercado, a Prefeitura designou este ano mais 13 médicos para a regional.

Também na área de saúde, a Prefeitura implantou o Ambulatório do Dispositivo Intrauterino (DIU), na Maternidade Bairro Novo, para ajudar as mulheres no planejamento familiar. De janeiro a novembro deste ano, foram realizadas 270 inserções.

No mesmo período, a Maternidade Bairro Novo realizou 1.842 partos e as consultas médicas nas 12 unidades de saúde da Regional Bairro Novo alcançaram 152.387 atendimentos.

Também no período de janeiro a novembro deste ano, foram realizados 832.374 procedimentos médicos e as clínicas odontológicas das unidades de saúde somaram 141.415 procedimentos.

Já os atendimentos de urgência e emergência na UPA do Sítio Cercado atingiram 165.680 na mesma base de comparação.

Ossos de vidros

Além disso, merece destaque as aulas gratuitas ofertadas para crianças e pessoas com osteogênese, conhecida popularmente como doença dos ossos de vidros na piscina do Clube da Gente Bairro Novo. Com exercícios específicos, as crianças fortalecem a musculatura e ficam menos suscetíveis a fraturas.

Bairro Novo em números


3 Faróis do Saber e Inovação entregues
Conclusão e aparelhamento de 3 CMEIs
8,7 km de ruas asfaltadas
Implantação do binário das ruas Ourizona e Aurora
13 novos médicos para as unidades de saúde
11 hortas comunitárias - 940 pessoas beneficiadas
582 lâmpadas de LED implantadas no Sítio Cercado
1.842 partos realizados na Maternidade Bairro Novo
152.387 consultas médicas nas unidades de saúde
832.374 procedimentos médicos
141.415 procedimentos odontológicos