Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Solidariedade

Ação Inverno termina com 54 mil atendimentos de pessoas em situação de rua

Prefeito Rafael Greca na solenidade de encerramento da Ação Inverno 2019, acompanhado pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel e pelo presidente da FAS, Thiago Ferro. Curitiba, 23/09/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Nesta segunda-feira (23/9), a Prefeitura encerrou a Ação Inverno 2019 – Curitiba que Acolhe, de atendimento a pessoas em situação de rua nos dias mais frios do ano. Desde o dia 15 de maio foram realizados 54.382 acolhimentos, sendo 47.944 por busca espontânea, fruto de um bom trabalho de toda a equipe envolvida.

O balanço da ação foi apresentado no Salão Brasil da Prefeitura. O prefeito Rafael Greca salientou que a Fundação de Ação Social (FAS) é um centro de excelência em resgate social. Acompanhado do presidente da FAS, Thiago Ferro, que apresentou os dados, Greca comemorou os resultados. 

“A rua não é moradia, ainda mais em uma cidade com o clima como o nosso, uma cidade civilizada é uma cidade que ergue as pessoas, que busca ser solidária com as pessoas”, disse Greca.

Campanha Doe a Boa

Neste ano, a Campanha Doe a Boa, de arrecadação de roupas e cobertores, contou com 97 parceiros e 186 pontos de coleta.

Em 2019, a meta de arrecadar 100 mil peças de roupa mais que dobrou. Foram doadas 234.922 peças - roupas femininas, infantis, masculinas, calçados e roupas de cama. 

O número de doações superou as expectativas e beneficiou milhares de pessoas, mas apesar do pedido de que fossem doadas apenas roupas em bom estado, 71.938 peças não tinham condições de uso. 

Animais também foram acolhidos

Os animais de estimação das pessoas em situação de rua tiveram local adequado para transporte e acolhida. Foram encaminhados 228 cães para os canis nas Casas de Passagem.

Antes, muitas pessoas recusavam abrigo, pois não queriam se separar dos animais, apesar das baixas temperaturas enfrentadas nas ruas.

A solidariedade também chegou em pratos quentes de comida. Durante o período foram servidas 18.625 refeições no Expresso Solidariedade. Nas unidades, foram 153.802 refeições, entre jantar e café.

Além dos números

Na cerimônia, representantes de voluntários e doadores foram homenageados com certificados. Foram 260 voluntários, que passaram por uma capacitação e auxiliaram as equipes técnicas servindo alimentação, fazendo o encaminhamento para banho, entrega de roupas e material de higiene.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o presidente da rede Condor, Joanir Zonta; o diretor comercial da Rede Massa, Anderson Souza; a representante da igreja Comunhão Cristã Abba, Elizabete Miki Uchino; e o representante do Expresso Solidariedade, Jonathan Medeiros Spitz.