Começou nesta segunda (22/9) e vai até sexta-feira (26/9), o programa Emprego nos Terminais, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) em parceria com a Urbs. A iniciativa reúne 35 empresas que vão oferecer 3.577 vagas ao longo da semana. Somadas às 2.100 já disponíveis no Serviço Nacional de Emprego (Sine) municipal, o total chega a 5.677 oportunidades.
Cada terminal de ônibus da cidade contará com até cinco empresas ofertando vagas das 7h às 13h, com possibilidade de contratação imediata. As triagens e entrevistas serão feitas no local, o que torna o processo mais ágil e amplia as chances de quem busca recolocação no mercado.
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, a ação é um passo importante para transformar a busca por emprego em uma experiência mais acessível e humana.
“Estamos levando as oportunidades para onde as pessoas estão. Nosso objetivo é abrir portas e mostrar que é possível recomeçar, conquistar um novo trabalho e renovar a esperança. Queremos que cada candidato enxergue nesta semana uma chance real de mudar de vida e de compartilhar essa notícia com quem também precisa de uma oportunidade”, destacou Martins.
Oportunidade no trajeto para casa
Erci Pereira Niza é aposentado e com a esposa, Francisca Niza, esteve no Emprego nos Terminais do Campina do Siqueira para pedir informações sobre vagas. Depois de trabalhar muitos anos no controle de qualidade de indústrias de vidro, ele busca uma nova oportunidade.
“Já estou há três anos aposentado e agora quero voltar ao mercado. Curitiba é uma cidade maravilhosa, aqui só não trabalha quem não quer ou tem preguiça”, afirmou Erci.
João Pedro Pereira Jorge ainda não começou a vida profissional. Estudante de Engenharia Mecânica na UTFPR, ele aproveitou que estava passando pelo terminal para pegar informações sobre estágios.
“Para mim é bem importante saber dessas oportunidades porque, assim que for possível, quero começar a fazer estágio na minha área”, comentou João Pedro.
Como participar
Para ter acesso ao serviço, basta comparecer a um dos terminais de ônibus da Prefeitura de 22 a 26 de setembro. É necessário apresentar documento com foto, CPF, carteira de trabalho (física ou digital) e currículo atualizado.
No caso dos trabalhadores que utilizam o benefício Tarifa Zero a Caminho do Emprego, também será necessário ter o cartão-transporte da Urbs na categoria Usuário. A recarga será realizada em uma das unidades do Sine de Curitiba, localizadas nas Ruas da Cidadania, ou no Sine Móvel. O trabalhador poderá utilizar normalmente a integração dos terminais.