A Urbs, que gerencia o transporte coletivo de Curitiba, cadastrou nesta segunda-feira (26) 679 veículos para serviço alternativo de transporte em função da greve de motoristas e cobradores de ônibus. São 547 carros e vans, 118 da Prefeitura, e 14 micro-ônibus.
Caso a paralisação continue nesta terça-feira (27), os já cadastrados continuam operando e outros motoristas podem procurar a Urbs para requerer a autorização para trabalhar com transporte alternativo.
O cadastramento terá início às 6h30, na Área de Inspeção e Cadastro, que fica na ala ferroviária, na ponta interna da Rodoviária.
O transporte alternativo é autorizado a operar enquanto durar a paralisação com cobrança de R$ 6 por pessoa, sem mudança deste valor. A população pode denunciar motoristas que estejam cobrando valores maiores, ou operando sem autorização, pelo telefone 156.
Para fazer o cadastro é preciso apresentar documentos pessoais (RG e CPF, carteira de motorista) e do veículo, que devem estar em dia com as exigências do trânsito. O carro será submetido a uma rápida vistoria e, se autorizado, receberá um cartaz identificando tratar-se de veículo autorizado pela Urbs. O cartaz deverá ficar em lugar visível para a fiscalização e para o usuário.
Taxistas interessados em fazer transporte alternativo também poderão se cadastrar. Da mesma forma, o táxi deverá colar o cartaz de veículo autorizado pela Urbs a fazer transporte alternativo e não poderá ligar o taxímetro, cobrando R$ 6 por pessoa.
Os veículos particulares e táxis que fizerem transporte alternativo e estiverem cadastrados têm autorização da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) para usar as canaletas do sistema expresso.
Os táxis que optarem por continuar usando o táxímetro não poderão cobrar nenhum centavo a mais do que a tabela e não poderão circular nas canaletas. Os preços do táxi estão em tabela afixada no vidro da porta de trás do carro e podem ser conferidos pelo usuário. Qualquer denúncia ou reclamação deve ser feita pelo 156.
A distribuição dos carros de transporte alternativo está sendo feita levando em conta os pontos de maior concentração de usuários e também regiões conhecidas pelo motorista.
Os carros do transporte alternativo vão passar próximo às estações-tubo e estão autorizados a entrar nos terminais de transporte, se não houver ônibus. É extremamente importante que os usuários redobrem a atenção no deslocamento dentro dos terminais e no entorno, para evitar acidentes.