Quem está de férias neste mês de janeiro e curte passeios em família e contato com a natureza tem opções gratuitas na Região Metropolitana de Curitiba.
Desde roteiros históricos como a Lapa e o Caminho do Vinho até locais para piquenique e educação ambiental, os municípios vizinhos oferecem espaços e atividades a menos de cem quilômetros de distância da capital.
Graciosa
Descer a Serra da Graciosa é uma opção para quem gosta de tranquilidade e belas paisagens. A PR-410 liga Quatro Barras ao litoral e quem quiser pode aproveitar para passear em Morretes e Antonina, municípios famosos pelos restaurantes de barreado e frutos do mar.
Com natureza exuberante, os visitantes podem apreciar a vista desde a Curva da Ferradura e fazer piquenique nos recantos ao longo da estrada.
Mananciais da Serra
Já o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, em Piraquara, alia o lazer à educação ambiental. Inaugurado em 1997, o centro promove atividades de educação socioambiental voltadas para a conservação, em especial o cuidado com a água, como a exposição temática sobre a Barragem do Cayuguava (Piraquara I) e maquete dos Mananciais da Serra.
Também é possível conhecer a Barragem do Cayuguava (Piraquara I), o mirante das Águas e a trilha do Cayuguava. O local funciona de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Caminho do Vinho
Para os fãs de produtos coloniais e bons restaurantes, percorrer o Caminho do Vinho é uma alternativa para curtir os dias de sol e conhecer um pouco das tradições dos imigrantes que se estabeleceram por ali.
Ao longo da rota é possível comprar vinhos, licores, queijos, salames, bolachas, ovo caipira, entre outros produtos artesanais.
A rota tem diversas edificações coloniais italianas e propriedades rurais. A história do Caminho do Vinho está relacionada com a Colônia Mergulhão, localizada numa área rural entre as Colônias Acyoli, Murici e Rio Pequeno, a 10 km da sede do município de São José dos Pinhais, sendo as Famílias Daldin, Bortolan, Bim, Juliatto, Pissaia e Possobom, as primeiras que se estabeleceram na região, trazendo a tradição da produção artesanal do vinho e outros costumes.
Parque das Águas
Quem gosta de passar o dia ao ar livre vai encontrar diversão e descanso no Parque das Águas de Pinhais. O local conta com pistas de caminhada e ciclovias, mirante, praças temáticas, academia ao ar livre e parquinho.
Com uma rica diversidade ambiental, no Parque das Águas é possível encontrar espécies de árvores nativas como araucária, aroeira-vermelha, ipês, araçá, entre outras. Já a fauna também é rica e podem ser citadas as capivaras, garças, patos d'água, lontras e saracuras.
Lapa
Para as famílias que preferirem um roteiro histórico, a Lapa evoca um passado rico, com destaque para os tropeiros do século XIX. A cidade é famosa pelo Cerco da Lapa, confronto da Revolução Federalista, em 1894, entre tropas republicanas (pica-paus) e federalistas (maragatos). Os legalistas resistiram ao cerco durante 26 dias, mas sucumbiram pela falta de alimentos e munição.
Os visitantes podem conhecer o Centro histórico, o panteão dos heróis e a igreja matriz, além do Parque do Monge, que abre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Turismo local
O superintendente da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Márcio Barros, destaca que incentivar o turismo na área metropolitana é uma das prioridades da pasta desde o início desta gestão, em 2025.
“Cada município tem seu próprio potencial e desde o ano passado mapeamos e buscamos desenvolver produtos turísticos específicos. Nossas iniciativas buscam fortalecer o papel da região metropolitana e promover o crescimento econômico e sustentável da metrópole”, explica Márcio Barros.