O prefeito em exercício, Paulo Martins, participou, neste sábado (27/9), da abertura do 33º Haru Matsuri (Festival da Primavera), que ocorre até domingo (28/9), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O tradicional evento é celebrado anualmente pela comunidade de origem japonesa e atrai público de todas as etnias e bairros de Curitiba.
“Só temos a agradecer à comunidade japonesa por essa festa linda, que remete aos traços inspiradores do povo que cultiva laços culturais e valores ligados ao trabalho e ao respeito aos mais velhos, e que também me faz lembrar dos tempos de Mirante do Paranapanema, onde fui criado ”, disse Martins.
Cidade do interior paulista, Mirante do Paranapanema tem a história da sua fundação ligada aos irmãos japoneses Iraku e Takeo Okubo.
Data significativa
O evento deste ano marca os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, assinado em Paris, em 1895. Por isso, contou com a presença do cônsul japonês para a Região Sul, Yasuhiru Mitsue.
Na solenidade de abertura, também foi prestada uma homenagem ao artista gráfico brasileiro de origem japonesa Cláudio Seto, pai do vereador Nori Seto. Entre suas contribuições para a difusão da cultura japonesa no Brasil está a introdução do mangá nas histórias em quadrinhos. Ele faleceu em 2008.
Até este domingo (28/9), quem passar pelo festival vai poder apreciar apresentações de música e dança tradicional e contemporânea, como o Yosakoi Soran, além de exposições de arranjos florais e pratos típicos.
Presenças
Também participaram do evento o presidente do conselho deliberativo da Associação Cultural e Beneficente Nikkei de Curitiba, Roberto Yosida; o vice-presidente da entidade, Éverson Takayama; o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Japão no Paraná, Arata Hara; o representante da Associação Comercial do Paraná (ACP), Fábio Assahi; o fundador das farmácias Nissei, Sérgio Maeoka; o fundador do Festival da Primavera e ex-vereador Rui Hara; e os vereadores Bruno Rossi, Camila Gonda, Giorgia Prates e Leônidas Dias; além de representantes de autoridades.