Curitiba ganhou na manhã desta sexta-feira (16/8) a horta Comunitária Visitação, no Boqueirão. O 28º espaço público de cultivo da cidade foi entregue pelo prefeito Rafael Greca e um evento que contou com a participação de curitibinhas do Centro de Educação Integral David Carneiro, no Xaxim, que foram conhecer os novos canteiros. Acompanharam o prefeito, o vice Eduardo Pimentel, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara e o Secretário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi
No espaço, a população terá o apoio da Prefeitura para plantar e colher não só verduras e legumes, mas também produtos fitoterápicos.
“É com grande alegria que estamos aqui. A terra nos dá a cura através das plantas medicinais e essa é uma horta também fitoterápica, da terra que também nos dá o alimento sem veneno”, destacou Greca.
Ele foi recebido pelos hortelões que já cultivavam o local, que fica nos fundos da Unidade de Saúde Visitação. Há três anos, a Prefeitura cedeu a área para que a população pudesse prepará-la ao plantio. O administrador do terreno, o artesão Lincoln Willian Polycarpo, 67 anos, comemorou a ampliação do projeto, incluindo o local entre as hortas comunitárias.
“Há 25 anos, a Unidade de Saúde Visitação foi inaugurada pelo prefeito Rafael Greca. Novamente, estou aqui ao lado dele, com uma felicidade muito grande em ver esta horta inaugurada”, comemorou.
“Que esse vazio urbano tão bem cuidado se transforme em uma horta urbana. Desejo a todas as famílias que aqui vão plantar e colham em abundância”, disse o prefeito.
Beneficiados
Atualmente, 21 famílias estão cadastradas na Horta Comunitária Visitação. O terreno tem 620 m² e 3,5 mil mudas estão plantadas em 28 canteiros. O espaço vai contar também com Jardins de Mel.
Entre as variedades cultivadas, estão couve, rúcula, alface-americana, crespa e roxa, almeirão, cebolinha, salsinha, escarola, couve-flor e repolho.
Na inauguração, o prefeito fez a entrega de kits de equipamentos aos hortelões, que incluem enxadas, pás e rastelos, além de itens de segurança, como botas. A Prefeitura também assegura o apoio técnico, os insumos e as mudas para a manutenção dos canteiros.
“Ficou uma maravilha. Já era um espaço sensacional, que integra a comunidade, reúne pessoas para trocar ideias, plantarem juntas”, elogia o aposentado José Carlos Rosseto, 63 anos.
Rosseto é um dos hortelões que já utilizava o espaço antes de se tornar horta comunitária. A aposentada Tereza Anita de
Oliveira Silva, 84 anos, que é levada pela filha, Maristela Oliveira Silva Vieira ,54 anos, também gostou das mudanças no local que encontrou para seu hobby.
“É muito bom mexer na terra. Distrai e relaxa. Sem contar o prazer de colher aquilo que plantamos”, conta Tereza.
Presenças
Também estiveram presentes à inauguração o diretor do Departamento de Operação Agroalimentar, José Carlos de Alencar Koneski; o chefe do núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, João Carlos Rocha Almeida; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues; os vereadores Mauro Inácio, Mauro Bobato, Geovane Fernandes, Oscalino do Povo e Beto Moraes; o administrador Regional do Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias; os administradores das regionais Matriz e Pinheirinho, Dirceu de Matos e Raphael Keiji; o chefe de Núcleo SMSAN Boqueirão, Daniel Vicente Bastos; hortelões, a presidente da Associação de Moradores de Amigos do Paraná (Amoap), Cirlei Coleraus, servidores da Prefeitura e a comunidade.