A ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e a Defensoria Pública do Estado atendeu gratuitamente 200 pessoas de baixa renda na Regional Bairro Novo, nesta quarta-feira (30), com serviços jurídicos nas áreas cível, criminal e família.
Desde abril, quando teve início a ação conjunta entre a Prefeitura e a Defensoria Pública nas Regionais da cidade, o serviço itinerante já atendeu perto de 3 mil pessoas.
"A Defensoria Pública é o porto seguro da população de baixa renda. É o termômetro do que acontece no país. Os problemas sempre desembocam na Defensoria" disse a coordenadora da Defensoria Pública, Josiane Fruet Bettini Lupion, que acompanha o atendimento nas regionais.
O porteiro Edson Belarmino (41) foi à Rua da Cidadania, acompanhado da ex-esposa, para dar entrada no pedido de divórcio. “Estamos separados há 2 anos e ainda não fizemos o divórcio. Encontramos a oportunidade de resolver isso de forma rápida e sem custo pra nenhum de nós”, contou.
O atendimento é gratuito para a população menos favorecida economicamente. A renda não pode ultrapassar três salários mínimos. A ação acontece sempre às quartas-feiras, das 9h às 17h, nas Ruas da Cidadania ou em espaço da Prefeitura nos bairros. A próxima ação será no dia 13 de junho, na Rua da Cidadania Pinheirinho.
O serviço já passou pelas Regionais Boa Vista, Cajuru, Santa Felicidade, Portão, Boqueirão e CIC. A Fundação de Ação Social (FAS) e o Conselho Municipal da Condição Feminina também são parceiros na ação.
Cronograma de atendimento nas Regionais:
JUNHO
Dia 13 - Rua da Cidadania Pinheirinho - Av. Winston Churchill, 2033, Capão Raso (ao lado do Terminal do Pinheirinho)
Dia 20 - Rua da Cidadania Matriz - Praça Rui Barbosa, 101, Centro