O 2° Simpósio Municipal de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) reuniu, na manhã desta quinta-feira (25/9), representantes de 31 conselhos para debater ações para melhorar a segurança pública no município. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), foi realizado no Memorial de Curitiba.
O Coro Margareth Picler abriu os trabalhos, que seguiram ao longo da manhã, com a participação dos conselhos comunitários de segurança na elaboração do Planejamento Estratégico da SMDT, que vai orientar a construção dos projetos e das ações operacionais da secretaria nos próximos 10 anos.
“O planejamento estratégico traz os princípios que norteiam as decisões na área da segurança pública no município. As ações dos gestores devem ser definidas e construídas com base nos objetivos desse planejamento”, explicou o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da SMDT iniciou a elaboração do documento já no início do ano, mapeando dificuldades, os pontos fortes e fracos nas áreas da defesa social e trânsito. O objetivo é elaborar as estratégias e planos de ação que servem de parâmetros para definição dos recursos prioritários nas leis orçamentárias.
A reunião desta quinta-feira oferece oportunidade para que a comunidade apresente suas demandas, por meio da participação dos conselhos comunitários na construção conjunta das políticas públicas de combate à criminalidade.
“Esta é uma reunião de trabalho que pode mudar a vida das pessoas, pode melhorar o dia a dia do cidadão. Com ideias, propostas, pontuando as ações que são necessárias e estratégicas para um trabalho com eficiência na segurança pública,” afirmou Vianna.
A SMDT desenvolve também várias ações operacionais para combater o avanço da criminalidade em Curitiba, com as Operações Centro Seguro, Checkout, Fura-catraca, Cabo Seguro, com o trabalho integrado entre a Guarda Municipal, o Departamento de inteligência da SMDT, em parceria com as forças estaduais de segurança, Polícia Militar, Civil e Penal, para intensificar o combate aos crimes de roubos, furtos, tráfico de drogas e homicídios.
Planejamento Estratégico
O trabalho de planejamento está sendo coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que dividiu o trabalho em fases e com foco abrangente em toda a secretaria, utilizando a matriz SWOT como ferramenta. A SWOT analisa quatro fatores (forças, fraquezas, oportunidades e a ameaças). A ação envolve diversos atores, incluindo a participação ativa das equipes de ponta, como os agentes de trânsito e os guardas municipais, além da comunidade.
O GGI estima entregar o plano decenal concluído até o final deste ano, com ações estruturadas e eficientes para os próximos dez anos de gestão.