Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transporte coletivo

17,2 mil cartões transporte foram emitidos em duas semanas

Bancas vendem créditos da Urbs para transporte público. Curitiba, 31/07/2014 Foto: Valdecir Galor/SMCS

A campanha de incentivo ao uso do cartão transporte, iniciada no dia 12 de julho, conquistou bom resultado. Em duas semanas foram feitos, até as 17h30 desta quinta-feira (31), 17.250 cartões transporte usuário. De 1 a 12 de julho haviam sido feitos 2.976 cartões.

De janeiro a junho deste ano foram solicitados 47.925 cartões transporte usuário, uma média de 7.988 cartões por mês. O número de cartões feitos nas duas últimas semanas (17.250) é mais do que o dobro da média mensal deste ano.

A partir desta sexta-feira (01) não será mais possível pagar a passagem de linhas operadas com micro-ônibus com dinheiro. Usuários dessas linhas que ainda não têm cartão transporte devem procurar um dos nove postos de atendimento da Urbs.

Carga de crédito

O movimento para emissão de cartão transporte e carga de crédito foi intenso nesta quinta-feira (31). Nos nove postos da Urbs para emissão de cartão transporte foram feitos até 17h30 um total de 2.009 cartões usuário. A previsão é que, com os atendimentos feitos até 19 horas nos postos volantes, o número tenha chegado a 2.100 cartões novos.

Nas bancas credenciadas que decidiram iniciar o atendimento um dia antes do previsto, foram carregados 5.974 créditos transporte, sendo 3.501 nos cartões usuário e 2.473 nos cartões avulsos. No dia, foram vendidos, nessas bancas, 257 cartões avulsos.

José Lucas Pereira Lima, que cuida da banca de revistas Tobias de Macedo, foi um dos que começou a vender cartão transporte avulso e fazer recarga ainda nesta quinta-feira. Minutos depois de abrir, ele já havia vendido quatro cartões avulsos e cerca de 40 créditos.

Estephanie Priscila Gomes, que mora em Almirante Tamandaré, foi uma das compradoras. Ele carregou 14 créditos e achou confortável poder fazer recarga em bancas. “Passo aqui, meu ônibus passa por perto, ficou muito mais fácil”, aprovou.

Na banca Carlos Gomes, às 10h30, José Autenísio de Oliveira já havia vendido 400 créditos transporte e se preparava para vender mais ainda. “Isso está bombando, é uma procura muito grande. Foi uma iniciativa interessante”, disse ele, enquanto entregava um cartão avulso para dona Euza Ortega.

A venda de cartões avulsos e a carga de créditos do cartão avulso e do cartão transporte usuário será feita a partir desta sexta-feira (01) em 23 bancas de revistas e jornais e pontos comerciais em terminais de transporte (veja endereços abaixo). Nesta semana, os comerciantes estiveram na Urbs quando receberam as máquinas de carregamento de créditos e instruções de procedimento.

O cartão avulso custa R$ 3,00 e a primeira carga, quando feita no ato da compra, é gratuita. A operação de recarga, tanto do cartão avulso quanto do cartão usuário, custa R$ 1,00, independente da quantidade de crédito transporte carregada. Essa taxa é o custo da operação cobrado pelos comerciantes.

Pontos de venda de cartão transporte avulso e de carga de créditos no cartão transporte avulso e no cartão transporte usuário:

Banca Tobias de Macedo - Na Travessa Moreira Garcez, em frente à galeria Tobias de Macedo
Banca na esquina das ruas Barão do Cerro Azul e 13 de Maio
Banca Mario Penha – Praça Tiradentes, perto das estações tubo
Banca Miguel Sdroieski – Arcadas do Pelourinho, em frente às lojas Riachuelo
Banca Bom Jesus – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da André de Barros perto da Rua 24 de Maio
Banca Bom Jesus II – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da Rua Pedro Ivo perto da Voluntários da Pátria
Banca Revistaria Cultura – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da Rua Pedro Ivo perto da Desembargador Westphalen
Banca da Cátia – Na Praça Rui Barbosa, em frente ao Colégio São José
Banca Carlos Gomes - Na Praça Carlos Gomes, na lateral da Monsenhor Celso com José Loureiro
Banca Staub – Na Avenida Marechal Deodoro, esquina com João Negrão, em frente ao Shopping Itália
Banca de café Café do Zacarias – Na Praça Zacarias
Banca Adriano na avenida Cândido de Abreu, perto da Prefeitura e em frente ao Banco Itaú
Banca Skaraboto, na Avenida Cândido de Abreu, perto da Comendador Fontana
Banca Magda Ribeiro – Praça 19 de Dezembro

Em terminais de transporte:

Lanchonete Haluche – Terminal Cabral
Maestrelle e Panzarine  – Terminal Santa Felicidade
Tívoli Comércio de Jornais – Terminal Campina do Siqueira
Vital e Araujo Comercio de Doces - Terminal Vila Hauer
Schuoso Comércio de Doces – Terminal Portão
Tailândia Doces e Salgados – Terminal Centenário
Lanchonete Adriana – Terminal Fazendinha
Schuartz e Schuartz Papelaria – Rua da Cidadania Boa Vista
Edison Luiz Canha – Terminal Campo Comprido