<P align=left>Construída para abrigar o sexto corredor da rede de transporte integrado de Curitiba, a Linha Verde terá, na primeira etapa, 9,4 quilômetros de pavimentação em concreto na antiga BR 116 e outros 4,2 quilômetros na Marechal Floriano Peixoto, no trecho entre os bairros Hauer e Centro. São as canaletas da Linha Verde que, somadas ao entorno das estações de embarque e desembarque, terão um total de 15,2 quilômetros de pavimentação em concreto. </P>
<P align=left>A Linha Verde está sendo implantada pela Prefeitura de Curitiba no trecho urbano de antiga BR 116, inicialmente entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico, com ligação para o centro, pela avenida Marechal Floriano Peixoto. A obra inclui, na antiga BR, pistas marginais com três faixas de tráfego em cada sentido e pistas locais de acesso aos bairros e comércio do entorno, pavimentadas em asfalto. Também fazem parte do projeto, ciclovia, calçadas, parques, estações de transporte e um inédito sistema de semáforos de comunicação sem fio.</P>
<P align=left>A opção pelo pavimento rígido nas canaletas, afirma o coordenador das obras, Wilson Justus, foi um caminho natural, diante da dimensão do projeto. O concreto, explica, tem maior durabilidade e maior facilidade de manutenção, podendo ultrapassar a 30 anos e é especialmente indicado para situações como essa, com o tráfego constante de ônibus. Embora mais caro, em torno de 30% em relação ao pavimento flexível (asfalto) o benefício compensa o custo afirma Justus. </P>
<P align=left>É que a Linha Verde, explica, foi dimensionada para atender as necessidades da cidade por muitas décadas. Inicialmente serão implantadas três linhas de ônibus, a primeira delas, em março do ano que vem, ligando o bairro Pinheirinho ao centro, com uma demanda inicial prevista em 35 mil passageiros/dia. Quando a segunda etapa da obra, entre os bairros Jardim Botânico e Atuba, estiver pronta, serão implantadas as linhas Atuba/Centro e Pinheirinho/Atuba. Serão três linhas de ônibus operando no mesmo corredor de transporte.</P>
<P align=left>Há muitos anos Curitiba tem optado pelo concreto em vários pontos da cidade, levando em conta a indicação técnica e a relação custo/benefício. O Centro Cívico, por exemplo, implantado há mais de 40 anos, é pavimentado em concreto. O mesmo acontece com a avenida Iguaçu, que recebeu pavimento rígido há cerca de oito anos. </P>
<P align=left>Mais recentemente foram pavimentadas em concreto, as avenidas Mascarenhas de Moraes, na região Norte da cidade, e, na região Sul, a avenida Santa Bernadethe que foi totalmente reformada para integrar o binário de ligação entre os bairros Fanny, de um lado da antiga BR, e Hauer, do outro lado. </P>
<P align=left></P><B>
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<FONT color=#990000>Balanço de obras da Linha Verde</FONT> (em 16/12/08)
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<P align=left>Canaletas : 88,5% <BR></B>Do total de 11 mil metros foram feitos 9.740 metros (concreto)</P><B>
<P align=left></P>
<P align=left>Vias Marginais: 97%<BR></B>Do total de 21.680 metros foram feitos 21.040 metros (asfalto)</P><B>
<P align=left></P>
<P align=left>Vias Locais e binários: 81,9%<BR></B>Dos 31.890 metros foram feitos 26.120 metros (asfalto)</P><B>
<P align=left></P>
<P align=left>Ciclovias - 68,9%<BR></B>Do total de 10 mil metros foram feitos 6.890 metros</P><B>
<P align=left></P>
<P align=left>Paisagismo:</P></B>
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<DIV align=left>Plantadas 2.217 árvores e 2.217 mudas entregues ao Horto</DIV>
<LI>
<DIV align=left>Plantadas 389.389 mudas de flores, do total de 790 mil mudas</DIV>
<LI>
<DIV align=left>Plantio de 321.837 m2 de grama do total de 350 mil m2</DIV>
<LI>
<DIV align=left>Plantio de 12.580 mudas de arbustos, do total de 12.700 mudas</DIV></LI></UL><B>
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<FONT color=#006699>Marechal Floriano Peixoto - Trecho Viaduto/Centro</FONT>
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<P align=left></P>
<P align=left>Canaletas: 99,6%<BR></B>Do total de 4.234 metros foram feitos 4.220 metros</P><B>
<P align=left></P>
<P align=left>Lentas (locais): 93%<BR></B>Do total de 7.800 metros foram feitos 7.260 metros</P><B>
<P align=left></P>
<P align=left>Calçada:<BR></B>Foram feitos 7.800 metros do total de 7.870 metros</P><B>
<P align=left></P>
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