Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ciclismo

100 Voltas de Curitiba reúne amantes do ciclismo e homenageia lenda do esporte curitibano

Mais de 50 ciclistas participaram de uma das mais tradicionais provas do ciclismo curitibano. Foto: Mirella Buttura

O Velódromo de Curitiba recebeu nesta quarta-feira (30/4), mais uma edição das 100 Voltas de Curitiba de Ciclismo de velocidade. A corrida gratuita e aberta a todos os amantes do ciclismo reuniu cerca de 50 jovens, a partir de 18 anos, adultos e idosos, nas categorias Open Masculino e Feminino, além dos Paraciclistas, masculino e feminino.   

Realizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), sob a coordenação do Velódromo Municipal, a prova durou cerca 50 minutos e os atletas percorrem 33 km no velódromo.

João Vitor, vencedor na categoria Open Masculino, teve até um pneu furado na prova, mas mesmo assim conseguiu chegar na frente.  

“Foi demais! Consegui efetuar uma fuga no pelotão, dando volta em todo mundo e após umas 50 voltas por aí, meu pneu furou, realizei uma troca de bike, retomei o ritmo e consegui retomar o pelotão novamente. Foi uma prova muito dura, mas valeu a pena ter vindo”, disse João.  

O vencedor também disse que para quem quer começar no ciclismo essa prova é sensacional.

“Essa prova, pra você que tá iniciando, é uma bela oportunidade pra você saber o que é o ciclismo. Aqui tem muitos arranques, você puxa muito tempo, você descansa em roda, você tem conhecimento de como é andar num pelotão grande, então aqui você ganha muita experiência nessa 100 Voltas de Curitiba”, finalizou o campeão.

O secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, professor Euler, parabenizou todos os atletas que participaram de uma das mais tradicionais provas do ciclismo paranaense.

“Que evento sensacional, a tradicional corrida das 100 voltas realmente movimentou o velódromo de Curitiba, trazendo muitos competidores do ciclismo e do para-ciclismo e também familiares que ficaram na torcida. Parabéns aos vencedores e a todos os que participaram das 100 voltas de Curitiba aqui no Velódromo do Jardim Botanico”, disse o professor Euler.

Homenagem

A prova de 2025 também foi uma homenagem ao professor Adir Luiz Romeo, falecido no ano passado, aos 66 anos. Ele foi professor no Velódromo por 34 anos e agora o espaço leva o nome, Centro de Esporte Lazer Adir Romeu.

"O professor foi mestre, técnico, atleta e administrador do esporte. Formou gerações de ciclistas e introduziu milhares de crianças e jovens no esporte. Um grande ex-atleta técnico de ciclismo e servidor da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. O evento de hoje, além de promover a prática esportiva, serviu também como mais uma homenagem ao professor Adir”, completou o secretário. 

Que tal começar?

Para quem quiser começar a praticar o ciclismo de velocidade o Centro de Esporte e Lazer Adir Romeo – Velódromo, oferece aulas todas as terças e sextas-feiras às 8h da manhã. É necessário que o aluno tenha sua própria bicicleta e equipamentos de segurança.

Centro de Esporte Lazer Adir Romeo
Endereço: R. Dr. Jorge Meyer Filho, 1210 – Jardim Botânico (Ao lado do Jardim Botânico)
Telefone: (41) 3218-2408