O 1º Seminário de Educação Previdenciária, organizado pela Paraná Previdência em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), lotou o Auditório Salvador de Ferrante do Teatro Guairinha, nesta terça-feira (19/8).
Com o objetivo de capacitar colaboradores e servidores parceiros, o evento terá, ao logo do dia, palestras com especialistas, painéis e momentos interativos que promovem a troca de conhecimento entre gestores e servidores dos regimes próprios de previdência do Município e do Estado.
Na abertura do evento, a presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza, destacou a importância da iniciativa para os municípios. “Esse é um momento importante para nós que representamos os regimes próprios de previdência, pois previdência custa muito aos municípios, aos entes federados. E temos que olhar para esse tema com muita responsabilidade. Curitiba tem assento como conselheiro titular da Região Sul no Conselho, que representa todas as instituições previdenciárias municipais, estaduais, da União e do Distrito Federal”, afirmou.
O diretor-presidente da Paraná Previdência, Felipe José Vidigal dos Santos, ressaltou a relevância do trabalho conjunto e do planejamento previdenciário. “É importante estarmos unidos para enfrentarmos os desafios comuns. Quanto mais cedo as pessoas — e principalmente os servidores estaduais — compreenderem conceitos relacionados à pré e pós-aposentadoria, melhor poderão se preparar financeiramente e emocionalmente para essa fase da vida. Investir na educação previdenciária é investir na segurança financeira das futuras gerações”, destacou.
Também participaram da abertura o secretário da Fazenda do Governo do Estado, Norberto Ortigara, o secretário de Estado da Administração e Previdência, Luizão Goulart, e a representante do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Daniela Urban.
Durante a cerimônia de abertura também foi entregue o Prêmio Influenciadores do Bem, que reconhece iniciativas e pessoas que se destacam em ações ligadas à previdência e ao fortalecimento dos regimes próprios.
A iniciativa tem o apoio da Previdência Complementar da Ordem dos Advogados do Brasil (OABPrev) e da CuritibaPrev.
Palestras
Os participantes acompanharão palestras e atividades com especialistas da área, entre eles Clóvis de Barros Filho, Paulo Roberto dos Santos Pinto, Leonardo Motta, Francisca Brasileiro e Rosângela (Índio Bohn). Os temas envolvem resiliência, educação financeira, gestão previdenciária e perspectivas para o futuro dos regimes próprios.
Presenças
Participaram da abertura do evento a Pró-Reitora do IFPR, Gisley Lima de Menezes; a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus; o subdiretor de Pessoal do Corpo de Bombeiros do Paraná, Maj. Mikel Petrus Abrão; o diretor adjunto da OABPrev, César Augusto Buczek; o presidente da CuritibaPrev, José Luiz Costa Taborda Rauen; a ouvidora da Paranaprevidência, Endy de Fátima Cantelmo; o diretor de Finanças e Patrimônio da Paranaprevidência, Gustavo Schuster Cimbalista de Alencar; o diretor de Administração da Paranaprevidência, Jacinto Berno; o diretor Jurídico da Paranaprevidência, Jefferson Renato Rosolem Zaneti; o diretor de Previdência da Paranaprevidência, João Carlos Rocha Almeida; e Elaine Cristina Cavalcanti Sales, representando o secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência, Paulo Roberto dos Santos Pinto.