Instalação de Fiação e Luminárias
É possível aumentar a luminosidade (claridade ou brilho) das lâmpadas dos postes nas ruas públicas, sem fazer a sua substituição por outras mais fortes (mais potência), e sim com a troca da fiação elétrica da rua e talvez da região.
Este serviço é realizado a pedido do cidadão, sem custo. Os recursos vêm da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), prevista em legislação federal.
A solicitação do serviço deve ser feita pela Central de Atendimento 156, (por chat online); e pelo Telefone 156.
Ainda: do seu smartphone, e devidamente cadastrado com "login" e "senha", o cidadão acessa o app Curitiba 156, disponível nas versões Android (loja Google Play) e Iphone (loja App Store) ou o Portal 156, e solicita diretamente à SMOP os serviços de troca de lâmpada quebrada ou queimada; a que estiver acesa durante o dia ou a que está oscilando (piscando). No APP Curitiba 156, com recursos do georreferenciamento é possível selecionar no mapa o poste exato que
apresenta o problema.
Informação importante no registro da solicitação
O braço da luminária possui uma identificação, uma pequena placa azul com 6 caracteres (letras e números), que facilita ao setor responsável localizar o poste. Esse dado deve ser preenchido no campo específico do protocolo.
Implantação de Rede em Vias Públicas
A Secretaria Municipal de Obras Públicas pode atender pedido de extensão da fiação elétrica para outras áreas ou postes da região onde mora o cidadão interessado. São serviços sem custo direto, realizados com recursos da (COSIP).
Outros serviços desta área da SMOP:
Melhoria de iluminação em logradouros públicos
Para Bosques, Jardinetes, Praças, Largos, Eixos de Animação, Ciclovias, Calçadão, Calçadas e Iluminações Cênicas: pode ser solicitada troca de luminárias existentes por outras de tecnologia LED. Isso depende de estudo de viabilidade técnica pela SMOP.
Implantação de iluminação em logradouros públicos
Com recursos da COSIP, sem custos para o cidadão, é possível solicitar a implantação de um novo sistema de Iluminação (e não a simples troca de lâmpadas por outras mais fortes).
A solicitação destes serviços é feita, exclusivamente, pela Central de Atendimento 156 (por chat online); e pelo Telefone 156.
Informação importante no registro da solicitação: O braço da luminária possui uma identificação, uma pequena placa azul com 6 caracteres (letras e números), que facilita ao setor responsável localizar o poste. Esse dado deve ser preenchido no campo específico do protocolo.
Atenção! Manutenções de iluminação dentro de áreas de condomínios fechados não são executadas, por não serem áreas de domínio público municipal. O atendimento será feito pelas equipes contratadas pela Prefeitura de Curitiba, sendo a Secretaria Municipal de Obras Públicas a responsável pelo acompanhamento e fiscalização.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.