Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Capela Santa Maria

Alimentação e meio ambiente são os ritmos da Oficina Verde

Alimentação e meio ambiente são os ritmos da Oficina Verde. Aproveitamento integral dos alimentos: A chef Manu Buffara, um dos principais nomes da gastronomia brasileira, dará dicas de como reduzir o desperdício na preparação de alimentos. Na imagem, a Chef Manu em horta comunitária. Curitiba, 20/09/2017 Foto: Valdecir Galor/SMCS

Alimentação, gastronomia e meio ambiente também são alguns dos ritmos desta 35ª Oficina de Música de Curitiba. Além de uma programação completa e diversificada, esta edição da Oficina traz também a preocupação com a alimentação saudável e com o descarte correto de resíduos, como eletrônicos, roupas, calçados e tecidos em geral.

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro, paralelamente à música, acontece a Oficina Verde, na Capela Santa Maria. Durante esse período, serão ofertados diversos cursos gratuitos com foco no meio ambiente e no cultivo de plantas ornamentais e alimentícias.

O aproveitamento integral dos alimentos, hortas urbanas, mini hortas aromáticas, jardinagem, produção de mel de abelhas nativas sem ferrão, além de culinária com redução de sal, açúcar e gorduras na alimentação são algumas das temáticas.

Toda a programação da Oficina Verde é gratuita e em determinados cursos é possível a participação de crianças (a partir de 6 anos). São 10 cursos que ainda estão com as inscrições abertas. Interessados podem se inscrever pelo link http://www.oficinademusica.org.br/cursos/oficina-verde/6. Todas elas acontecem na praça da Capela Santa Maria.

Professores

Os cursos da Oficina Verde serão ministrados por Lilian Macedo, e Delso Moretti, Iracema Bernardes, Thaiane Santini Maia, Karin Flemming de Farias, Ademar da Silva Brasileiro (Mago Jardineiro), Camila Furtado e Mário Kunio Takashina e pelas chefs Manu Buffara e Gabriela Villar.

Além da variedade de cursos, a Programação da Oficina Verde promove o Debate “Fracking e Mudanças Climáticas”, em parceria com a 350.org Brasil e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida. A conversa acontece no dia 7 de fevereiro, a partir das 14h, na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174).


Algumas oficinas

Aproveitamento integral dos alimentos: A chef Manu Buffara, um dos principais nomes da gastronomia brasileira, dará dicas de como reduzir o desperdício na preparação de alimentos. Manu, em 2017, representou o Paraná na Semana Mesa SP, o maior evento de gastronomia do Brasil, onde apresentou o projeto da horta urbana de Tatuquara, na região metropolitana de Curitiba.

Dia: 30/01

Horário: das 14h às 16h


Hortas urbanas e hortas do Chef: Na oficina ministrada por Lilian Macedo e Delso Moretti serão apresentados relatos de experiências das hortas urbanas de Curitiba. Como funcionam, seus benefícios e os critérios para criação da horta urbana comunitária. Também será abordada a aquisição de hortaliças e temperos produzidos por renomados chefs de cozinha de Curitiba.

Dia: 31/01

Horário: das 14h às 16h


O potencial culinário, nutritivo e econômico dos feijões: Nesta oficina, a Chef Gabriela Vilar, do restaurante Quintana, preparará uma salada de feijões, polén e mel, incrível e deliciosa, enquanto explica todas as vantagens de se ter uma alimentação mais saudável e natural, respeitando a natureza e preservando o Meio Ambiente.

Dia: 01/02

Horário: das 14h às 16h


Exposição, degustação e venda de mel de abelhas nativas sem ferrão: Exposição de várias espécies de abelhas nativas, explicação sobre o processo de cultivo das abelhas e a importância que as abelhas têm na nossa vida e no Meio Ambiente. Benedito Uczai e Salete Uczai, responsáveis pela oficina, são criadores e guardiões das abelhas nativas sem ferrão das florestas da região Metropolitana de Curitiba.

Dia: 01/02

Horário: das 16h às 17h


Serviço: Oficina Verde 2018

Local: Praça da Capela Santa Maria - R. Conselheiro Laurindo, 273

Data: De 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Inscrições: abertas (disponíveis até a data do evento mediante disponibilidade)

Maiores informações e programação completa http://www.oficinademusica.org.br/cursos/oficina-verde/6