Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal do

Meio Ambiente

Parques e Bosques

 

Museu de História Natural

Capão da Imbuia

 

Museu de História Natural

O Museu de História Natural Capão da Imbuia desenvolve pesquisas na área zoológica, abrangendo os diferentes grupos de animais. São desenvolvidos também trabalhos voltados a espécies ameaçadas de extinção e, no município de Curitiba, estão sendo conduzidas pesquisas com o objetivo de conhecer e cadastrar os elementos que compõem o ecossistema urbano, tanto a nível terrestre quanto aquático.

Ocupando uma área de 36.000 metros quadrados, o Museu de História Natural Capão da Imbuia conta com um setor expositivo voltado ao público em geral e ao atendimento de estudantes através de programas de educação ambiental.

A exposição externa consiste de uma passarela elevada, que percorre uma trilha com 400 metros de extensão, dentro de um bosque remanescente de Floresta com Araucária, possuindo ao longo de seu percurso 12 vitrines que enfocam aspectos da fauna e flora deste Ecossistema, além dos recursos naturais do bosque e da presença de cutias, pequenos roedores que vivem livres dentro do bosque onde são criadas para serem reintroduzidas nos Parques da cidade.

Na exposição interna temos a representação de quatro Ecossistemas Brasileiros: Floresta com Araucária, Floresta Atlântica, Cerrado e Banhado, ambientados em salas compostas por dioramas, animais taxidermizados e vegetais desidratados, além de exposição sobre Fósseis, Aves, Moluscos e um aquário com peixes da Bacia do Rio Iguaçu.

O programa de Educação Ambiental é voltado às escolas da rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Curitiba e região metropolitana, visando desenvolver nas crianças e adolescentes senso crítico a respeito de questões ambientais, através de visitas orientadas que acontecem em nossas exposições.

O acervo didático é destinado para empréstimos, visando auxiliar o trabalho do professor em sala de aula e a elaboração de feiras de ciências. São kits didáticos com diferentes temas, animais em meio líquido e animais taxidermizados, acompanhados de apostilas explicativas. TAXIDERMIA - Palavra de origem grega :Taxis: disposição e Derma: pele, é a arte de conservar a pele dos animais vertebrados em sua forma característica, com aparência de vida. A finalidade da taxidermia é o aproveitamento dos animais que morrem, visando sua utilização em estudos e exposições, dando às pessoas a oportunidade de conhecer e estudar diferentes animais.

O setor expositivo encontra-se aberto à visitação de Terça-feira a Domingo, das 9:00 às 17:30 horas. O atendimento às escolas deve ser previamente agendado, através de telefone.

 

  • Área: 42.417 m2
  • Localização: Rua Prof. Benedito Conceição, 407
  • Bairro: Capão da Imbuia
  • Ano de Implantação: 1981
  • Acesso: Gratuito
  • Fauna: Tiriva, grimpeirinho, arredio, canário-da-terra, pássaro-preto, morcego, cutia, ouriços cacheiro, caxinguelê.
  • Flora: Imbuia, pinheiro, pitangueira.
  • Equipamentos: Guarita de informações, passarela, vitrine com animais taxidermizados, biblioteca, criador de serelepe.
  • Telefone: (41)3313-5480

 

Ônibus:

  • Expresso Capão da Imbuia (Praça Rui Barbosa)
  • Ligeirinho Leste-Oeste (sentido leste)
  • Interbairros II

Voltar

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484