Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Trilhando Curitiba

Os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente atendem pedidos de escolas municipais, estaduais, particulares, técnicas, faculdades, escoteiros e da comunidade em geral para conduzir grupos por trilhas protegidas, em diferentes parques e bosques de Curitiba.

Parque Barigui está incluido

Os interessados têm, inclusive, a alternativa de percorrer e conhecer detalhes da maior área verde da cidade, que é o Parque Barigui, onde se localiza a sede da SMMA.

Essas atividades, com duração de uma hora, são organizadas pelo seu Departamento de Educação Ambiental. É o programa Trilhando Curitiba.

Espécies nativas e fauna

Ao fazer visitas orientadas por parque ou bosque da cidade, os grupos de crianças, jovens ou adultos têm contato direto com a natureza e vão aprender mais sobre espécies nativas (araucária, erva-mate, pitangueira, bromélia, orquídea, guabiroba etc.), a fauna que habita aquelas áreas (como preás, quero-queros, tico-ticos, gambás) e até aspectos históricos dos parques e bosques da cidade. 

Vão descobrir, de maneira agradável, ao ar livre, alguns aspectos e elementos da natureza que desconheciam; e vão também valorizar, ainda mais, o quanto é importante sua conservação e preservação.

Visitas até aos sábados

 As trilhas do Parque Barigui são percorridas às segundas e quartas-feiras. As visitas aos outros parques e bosques podem ser marcadas para os demais dias da semana, inclusive aos sábados.

A programação pode ser realizada no período da manhã ou da tarde.

Agendar 15 dias antes

 Os agendamentos devem ser feitos com antecedência de pelo menos 15 dias, por e-mail: educacaoambientalsmma@curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3350-9289.

Quando chove, por razões de segurança, a visita orientada pode ser suspensa.

 

Secretaria Municipal do Meio Ambiente