Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Telegramática - Tira Dúvidas de Português

Escolas, servidores, profissionais de diversas áreas e cidadãos em geral podem esclarecer suas dúvidas sobre a língua portuguesa com apenas um telefonema.

Os interessados são atendidos por professores de Letras e especialistas do serviço de Telegramática da Prefeitura de Curitiba, pelos números (41) 3350-3642 e (41) 3350-3645

Grafia, crase, vírgula, hífen

Os esclarecimentos podem se referir à grafia, etimologia de palavras, construção de frases, crase, quando usar vírgula e o hífen, além de outras tantas dúvidas muito comuns quanto ao emprego da boa gramática em situação de escrita e oralidade formal. 

Documentos de referência

As referências do trabalho dos atendentes estão em documentos, como o Acordo Ortográfico de 1990, tratado internacional firmado com o objetivo de unificar a ortografia para o português em todos os países que utilizam o idioma, e nas informações reunidas em livros de gramáticos renomados e dicionários nacionais sobre palavras, seus significados, expressões etc.  

Atendimento eletrônico

Este serviço integra o Núcleo de Mídias Educacionais. É prestado por contato telefônico ou mediante resposta a formulário (em Serviço online) encaminhado via Portal da Educação.

O interessado não precisa se identificar, mas deve apresentar sua dúvida em texto com até 600 caracteres.

 Contatos do Telegramática

Telefones: (41) 3350-3642 / (41) 3350-3645
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira

Núcleo de Mídias Educacionais

Endereço: Avenida João Gualberto, n.º 623 - Edifício Delta, Térreo, Torre B - Alto da Glória

 

Secretaria Municipal da Educação