Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidadania

Ruas da Cidadania - Espaços Cidadão

A Prefeitura presta serviços aos moradores dos 75 bairros de Curitiba, de forma descentralizada, por meio das equipes das secretarias e órgãos municipais, instalados nas 10 Ruas da Cidadania, que sediam as Administrações Regionais.

As unidades ofertam o acesso regional facilitado a programas e serviços que estão entre os mais demandados pela população.

Cohab, Vigilância, Armazém da Família

Próximo de casa, os moradores podem tratar de impostos, pedir ações da Zeladoria, verificar seu financiamento da casa própria, tratar de vaga de emprego, de licenciamento ambiental ou de assunto relacionado à Vigilância Sanitária, ser atendido em plantão técnico do Urbanismo; fazer compras em Armazém da Família e Sacolão da Família etc.

Dispõem de local para atividades esportivas e de lazer, e de uma área de comércio. 

Serviço Militar ou Carteira de Identidade

Também é possível acesso a programa do governo federal (informações e alistamento em Junta de Serviço Militar) e serviços do governo estadual (via Instituto de Identificação, para obter a Carteira de Identidade; Copel, Sanepar e Bombeiros).

Fone, e-mail e atendimento presencial

O interessado deve estar atento: para seu atendimento presencial pode ser exigida que marque dia e hora antecipadamente, por telefone e e-mail ou pelo portal Agenda online, da Prefeitura.

Confira nas informações a seguir como deve proceder para ser atendido da forma adequada.

Espécie de Central de Informações

Em 7 das 10 Ruas da Cidadania há equipes de servidores para informar e orientar o público sobre todos os serviços prestados pela Prefeitura de Curitiba. No chamado Espaço Cidadão, uma espécie de Central de Informações, o atendimento é telefônico e presencial, neste caso com entrega de folders e filipetas.

Auxiliam na navegação de portais

Os atendentes protocolam processos administrativos físicos e pela internet, orientam quanto ao trâmite de expedientes. Também auxiliam na navegação de portais como o e-Cidadão (o cadastro único da Prefeitura), Agenda online (para marcar atendimento presencial nas Secretarias) e mesmo no registro de solicitações pela Central de Atendimento 156.

Espaço funciona na sede da PMC

Em três dessas Ruas Boqueirão, CIC e Bairro Novo, as mesmas ações cabem aos servidores das Administrações Regionais.

Tem ainda o Espaço Cidadão que funciona no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, no Centro Cívico.

Horário: das 8h às 17h - Telefones: (41) 3350-8818 e (41) 3350-8807

Lista de endereços, serviços e telefones de contato das Ruas da Cidadania

https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/o-que-sao-regionais/80

Prefeitura Municipal de Curitiba