Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Lixo Tóxico Domiciliar – Recebimento

O caminhão (baú verde fechado com identificação com logos do serviço) atende nas proximidades dos 25 terminais de ônibus de Curitiba conforme um calendário disponibilizado no site da Prefeitura e informado pelo 156.

São recebidos: pilhas, baterias, toner de impressão, embalagens de inseticidas, tintas, cola, solventes, remédios vencidos (até 10 kg), lâmpadas fluorescentes (até 10 unidades), equipamentos eletrônicos portáteis, óleos de origem animal e vegetal embalados em garrafas PET de 2 litros.

Calendário

O cidadão deve consultar o dia em que o caminhão permanecerá no local indicado no calendário  que seja mais próximo de sua residência, deixar os resíduos tóxicos devidamente separados e de preferência acondicionados e levá-los ao local entre as 7h30 e 15 horas.

Este tipo de resíduo jamais deve ser descartado junto com os comuns (orgânicos) ou recicláveis. É que o descarte incorreto poderá causar contaminação do solo, de água subterrânea ou superficial (rios) que por sua vez prejudicam a saúde humana, de plantas ou animais.

Exemplos disto são medicamentos vencidos e óleo de cozinha nunca devem ser jogados em vaso sanitário ou na pia de maneira que atinjam a rede de esgoto.

Outras informações sobre o serviço são possíveis via Central de Atendimento 156  ou pelo telefone 156. 

 

Secretaria Municipal do Meio Ambiente