Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Defesa Civil na Educação – Conhecer Para Prevenir

Em todas as instituições de ensino de Curitiba – municipais ou particulares -, alunos, professores, funcionários e também os pais devem receber noções básicas sobre ações preventivas de defesa civil, com pronta resposta para situações de risco e emergência, nos estabelecimentos, como em caso de vazamento de gás ou de um ataque de abelhas, por exemplo. Como resultado, tornar estes espaços seguros para toda comunidade.  

As orientações, treinamentos e simulados, articulados e gerenciados pela Defesa Civil de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, são uma exigência da legislação, dentro do programa Conhecer Para Prevenir, o CPP. O objetivo é promover a mudança de cultura pela educação, para reduzir o número de incidentes e riscos de desastres, bem como de vítimas, e minimizar os danos, inclusive ao meio ambiente, nestas situações de crise.

A multiplicação de conhecimentos sobre noções de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios e plano de emergência parte, inicialmente, da formação de um grupo de educadores e servidores. As informações devem ser estendidas a toda comunidade escolar. O estabelecimento passa a ter sua “brigada de emergência”, com cada integrante tendo um papel a desempenhar na eventualidade de uma ocorrência.

Dois protocolos

Por meio de palestras e com a apresentação do Teatro de Fantoches da Guarda Municipal, as crianças aprendem sobre cuidados com o meio ambiente e temas relacionados à Proteção e Defesa Civil. Alunos recebem treinamentos e fazem simulados sobre “dois protocolos”: o abandono de uma edificação em caso de sinistro (como incêndio, ataque de abelha, inundação, vazamento de gás, desabamento) ou sua permanência no local (caso haja invasão da unidade ou disparo de arma de fogo, dentro do terreno ou nos arredores; presença ou ataque de animal peçonhento etc).

Capacitados sobre estes conteúdos, professores e funcionários fazem a devida supervisão das atividades, que devem integrar o currículo e calendário escolar.

LegislaçãoLei n.º 14.579/2014, regulamentada pelo Decreto n.º 852/18.

A escola interessada em implantar o Programa deve contatar o e-mail cpp@sme.curitiba.pr.gov.br ou o telefone (41) 3350-3690.

Todas as informações sobre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil  - Emergência 199.

 

Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito