A população em situação de rua é atendida em ponto fixo e de forma itinerante por equipes multiprofissionais com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal.
Tem ações e serviços de saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, saúde bucal, atenção às doenças crônicas e infectocontagiosas etc.
São seguidas as diretrizes do Ministério da Saúde. Como é considerado de grande complexidade, o programa não tem atuação isolada. Conta com diversos parceiros, além da rede da Saúde municipal.
Endereço do ponto fixo
Praça Santos Andrade (ao lado da Universidade Federal)
Às segundas-feira, das 8h30 às 12h.
Antendimento de forma itinerante (busca ativa): nos pontos mais frequentados pela população de rua.
Mais informações
E-mail: consultorionarua@sms.curitiba.pr.gov.br
Mais informações
É importante saber que a multidisciplinariedade caracteriza o trabalho realizado pelas equipes, que contam com a presença de profissionais de diferentes áreas da saúde: enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, médicos, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistentes sociais.
Para a realização das atividades, as equipes dispõem de uma base móvel e itinerante (trailer), que oferece espaço privativo para consultas, avaliações e procedimentos, sendo um ponto fixo de referência, posicionado em alguns lugares estratégicos, para o atendimento da população em situação de rua.
A construção do vínculo
Outro elemento imprescindível de todo trabalho realizado com a população em situação de rua é a construção de vínculos por meio do diálogo, dos cuidados e da escuta atenta das demandas trazidas. Ressalta-se a valorização das narrativas e das histórias dos sujeitos, e a construção de uma relação de confiança destes com os profissionais. A partir de então, é viabilizada uma atuação baseada na oferta de oportunidades de cuidado à saúde, negociada com o sujeito, a fim de que se estabeleça um plano contínuo e individualizado.
Produzindo Saúde e indo além.
O Consultório na Rua não trabalha isoladamente, ele necessita da rede de saúde em todos os níveis, e da integração com a rede de Políticas Públicas que atuam de maneira intersetorial, a fim de alcançar o cuidado integral, universal e igualitário preconizado pelo SUS.
Com isto, considerando que as equipes de Consultório na Rua lidam com diferentes desafios e necessidades de saúde, lançam mão de ações compartilhadas e integradas com as Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços de Urgência e Emergência e com outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade dos usuários.
Indo além, no âmbito dos serviços públicos municipais, há parcerias com as áreas que dialogam e atuam com a população em situação de rua: Assistência Social, Políticas Sobre Drogas, Trabalho, Direitos Humanos e Segurança Alimentar. Também são feitas parcerias com Organizações da Sociedade Civil, Igrejas e outros órgãos que compõem a rede de garantia de direitos.
Eixos norteadores do trabalho do consultório na rua de Curitiba:
- Saúde mental;
- Saúde sexual e reprodutiva;
- Atenção as doenças crônicas e às doenças infecto contagiosas;
- Saúde bucal;
- Acesso a direitos e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Informações Úteis
Para o enfrentamento de violências, foram criados alguns serviços de atendimento:
- Disque 100 – Disque Direitos Humanos serviço utilizado para permitir que o cidadão e a cidadã denunciem atos de violência (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH).
- Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher: serviço ofertado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) com o objetivo de receber denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre os serviços da rede e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando as para os serviços quando necessário.
Secretaria Municipal da Saúde