Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Consultório na Rua

Como a população em situação de rua muitas vezes tem dificuldades de procurar os serviços públicos de saúde, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, criou um programa para levar os serviços até estas pessoas. As equipes do Consultório na Rua ofertam atenção integral a toda população em situação de rua, em pontos fixos e também de forma itinerante. 

Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal integram as equipes multiprofissionais do Consultório na Rua. São promovidas diversas ações e serviços: de saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, saúde bucal, atenção às doenças crônicas e infectocontagiosas, além de fortalecimento de vínculos e acesso a direitos. 

O trabalho segue as diretrizes do Ministério da Saúde. Como é considerado de grande complexidade, o programa não tem atuação isolada. Conta com diversos parceiros, além da rede da Saúde. Está articulado com as áreas municipais de Assistência Social, Trabalho, Direitos Humanos, Habitação, entre outras, encarregadas de executar as políticas públicas locais.  

Atendimento

Os profissionais realizam a orientação e a vinculação do usuário à rede de atenção à saúde - como as Unidades de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Unidades de Pronto Atendimento - UPAs e com a rede de alta complexidade do Sistema Único de Saúde - SUS (para exames e diagnósticos com o uso de tecnologia). Boa parte dos atendimentos e procedimentos são realizados exatamente no lugar onde as pessoas estão: em plena rua acontecem pré-natal, vacina, consulta, exames, curativos, administração de medicamentos. É a chamada busca ativa, ou seja, os profissionais vão atrás de quem precisa dos serviços.  

Fazem isto também a partir de um trailer que fica estacionado, em dias pré-determinados, em locais de maior concentração de pessoas em situação de rua. O trailer é uma estrutura de apoio para a identificação e o tratamento de agravos de saúde. Nele são realizadas consultas, avaliações e testagens rápidas para diversas doenças, além de outros procedimentos.

A equipe de Odontologia do Consultório na Rua realiza os atendimentos nas clínicas odontológicas localizadas em algumas Unidades de Saúde estratégicas, de fácil acesso a essa população. Há também o encaminhamento para os serviços de Odontologia disponíveis na rede, quando necessário. 

Locais Fixos

Estes são os endereços onde o trailer fica estacionado, quatro vezes na semana. Os locais podem mudar, mês a mês. 

2ª feira: Largo da Ordem (Centro)
3ª feira: ao lado do Terminal do Pinheirinho (Pinheirinho)
4ª feira: Praça Osório (Centro)
5ª feira: em frente ao Armazém da Família São João Del Rey (Sítio Cercado)

Horário: das 9h às 16h

Operação Inverno

As equipes do Consultório na Rua atuam no apoio às abordagens dos profissionais da Fundação de Ação Social - FAS e dos guardas municipais da Defesa Civil, nas noites com temperatura igual ou inferior a 8 graus. As ações da Operação Inverno são para proteger as pessoas em situação de rua dos riscos e agravos causados pelo frio intenso do inverno, em Curitiba. 

Mais informações sobre o programa 
E-mail: consultorionarua@sms.curitiba.pr.gov.br

Secretaria Municipal da Saúde