Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Coleta de Lixo Que Não É lixo

É para resíduos recicláveis gerados no dia a dia: papel, papelão, plástico, vidro e metal. A frequência da coleta, realizada por caminhões-baú contratados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, varia de uma a três vezes por semana, dependendo da região da cidade.

Todo atendimento aos que já são usuários, aos que estejam interessados na implantação da coleta ou aos que queiram reclamar e elogiar o serviço é rápido pela Central de Atendimento 156.   Acessível do aplicativo do smartphone, ou da internet do computador, para chat online ou por e-mail, funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive aos feriados. Se preferir, é só ligar 156.

Solicitação

Um morador pode solicitar, via 156, que o serviço seja estendido à sua rua, fornecendo apenas o endereço completo (nome da rua, número do prédio). Após análise, é atendido se naquela rua forem gerados até 600 litros de recicláveis por semana. A resposta do Departamento de Limpeza Pública sai em 15 dias.

Depois, o importante é separar os resíduos recicláveis dos resíduos orgânicos (como restos de alimento, frutas e verduras estragadas, fraldas descartáveis), acondicionar bem e colocar para coleta no dia e horário correto, na frente de casa. Nos condomínios, normalmente os moradores contam com recipientes separados para os dois tipos de lixo.

Separação

Os resíduos devem ser separados porque cada tipo de material vai para um lugar diferente. O material orgânico vai para o Aterro Sanitário. O material reciclável é descarregado e triado corretamente por associações de moradores, garantindo seu sustento.

Ao fazer a separação, o curitibano cumpre sua parte para proteger a saúde dos trabalhadores que coletam o lixo, garante a melhoria de vida de muitas famílias; e contribui também com mais saúde da população e um meio ambiente mais sustentável. Isso porque evita problemas como enchentes, proliferação de vetores de doenças (mosquito da dengue, ratos, baratas, escorpião), evitando a contaminação do solo e da água.

Eletrônico

O serviço coleta até duas unidades de lixo eletrônico e duas unidades de pneus. Todo material deve ser separado, bem acondicionado e disposto para coleta na frequência correta do endereço. Isso para que não sejam alvo de vandalismo, de coletores informais descuidados, de cães de rua que rasgam embalagens em busca de alimentos ou que possa ser carregado por chuva forte.

Os resíduos perigosos, como pilhas, baterias, medicamentos vencidos, lâmpadas fluorescentes, restos de inseticidas, tintas e outros, precisam de um tratamento especial. São entregues para a Coleta do Lixo Tóxico e enviados para o Aterro Industrial.

Além da  Central 156,  o cidadão conta com outras formas de atendimento para fazer solicitações e/ou resolver dúvidas:  
Telefone: (41)3313-5739
Email: limpezapub@smma.curitiba.pr.gov.br
Mais informações: Coleta de Lixo Reciclável

Secretaria Municipal do Meio Ambiente