Saúde
Central Saúde Já Curitiba - Ligue 3350-9000
Com sintomas leves - dor de garganta, vômito, diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, queixa urinária, dor lombar, entre outros - o morador de Curitiba, de 18 a 60 anos de idade, tendo cadastro definitivo e senha no Aplicativo Saúde Já Curitiba (link em Serviço online) conta com tele e vídeo atendimento da Central Saúde Já Curitiba.
Sem sair de casa e usando smartphone, liga para o número 3350-9000 e acessa aqueles serviços digitais do SUS Curitibano, prestados por profissionais de saúde da Prefeitura. O usuário também resolve de forma mais fácil e mais rápida diversas outras demandas, como orientações, agendamento de exames, atualização de Carteira Vacinal, apoio para parar de fumar etc. (Veja listagem abaixo).
Novo cadastro pelo e-Cidadão
Para atendimento na Central Saúde Já Curitiba o usuário cadastrado no Saúde Já Curitiba deve utilizar a versão definitiva e atualizada do aplicativo, encontrada nas lojas Apple Store (celulares sistema IOs) e Play Store (celulares sistema Android).
Caso se trate de novo usuário, seu acesso será feito, necessariamente pelo portal e-Cidadão, cadastro único do Município e entrada para todos os serviços eletrônicos da Prefeitura com os mesmos login (CPF ou Certificado Digital ou Certificado Digital em Nuvem) e senha. Detalhes na página https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/aplicativo-saude-ja-curitiba/669
Quais os serviços prestados
Quando liga para o 3350-9000, além do teleatendimento ao usuário é disponibilizada vídeoconsulta com médico, se necessária, realizada em espaço privativo (cabine tipo consultório) respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD.
Saiba quais são os serviços prestados pela Central Saúde Já Curitiba, de
segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive nos feriados. Sábado e domingo, das 8h às 20h:
1>Atendimento sintomático respiratório covid-19
2>Atendimento de outras queixas leves, como dor de garganta, vômito e diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras
3>Atendimento por telefone com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos)
4>Consulta médica por vídeo via App Saúde Já Curitiba (para quem tem cadastro definitivo e senha no aplicativo)
5>Consulta de enfermagem para apoio na amamentação
6>Apoio para parar de fumar
7>Orientações gerais sobre serviços do SUS Curitiba
8>Agendamento de vacina covid para bebês
9>Agendamento de mamografia e preventivo do colo do útero
10>Agendamento de avaliação para isenção de tributos
11>Agendamento para grupo de acolhida em saúde mental
12>Realização de cadastro definitivo e atualizações do App
13>Emissão do Cartão Nacional de Saúde – CNS
14>Verificação da veracidade de atestados/documentos emitidos por profissional de saúde da SMS Curitiba
15>Atualização de Carteira Vacinal: Resgate de vacinas, ou seja, transcrição do registro de vacinas aplicadas em estabelecimentos que não fazem parte da rede municipal para o sistema e-saúde
Não substitui outros pontos
É importante para os usuários do SUS que têm dificuldade de acesso à internet: o atendimento digital pela Central Saúde Já Curitiba não substitui o atendimento nos pontos de atenção à Saúde – como as Unidades Básicas de Saúde ou as Unidades de Pronto Atendimento - UPAs. Trata-se tão somente de mais um serviço prestado pela Prefeitura.
Videoconsulta ou presencial
Na UPA Fazendinha há cabines com celular para que o cidadão com queixas leves, e que procurou o Pronto Atendimento, possa fazer sua videoconsulta ali mesmo. Nos demais casos, a pessoa dispõe de atendimento presencial.
Secretaria Municipal da Saúde