Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Central Saúde Já Curitiba - Ligue 3350-9000

Sem precisar sair de casa e usando smartphone, o cidadão, morador da cidade, conta com o modo eletrônico de acesso a várias informações, orientações e serviços do SUS Curitibano, de acordo com a demanda apresentada, pela Central Saúde Já, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde. O usuário precisa ter instalado o Aplicativo Saúde Já Curitiba, com senha de acesso e cadastro definitivo. 

Para dor de garganta, dor de cabeça

Quando liga para o número 3350-9000, o usuário entra em contato com a equipe de profissionais de Saúde, para teleatendimento telefônico. Se necessário, há vídeoconsulta com médico, para pacientes na faixa dos 18 aos 50 anos, nos casos leves e agudos, isto é: que tenham surgido recentemente, causem desconforto - como dor de garganta, dor de cabeça, dor de estomago, queixa urinária -, e que precisam de atendimento no mesmo dia.

A ampliação da faixa etária é divulgada gradativamente, de tempos em tempos, conforme a capacidade do serviço de bsorver a procura. 

Novos serviços, horário estendido

A Central Saúde Já Curitiba foi criada pela Prefeitura em 2020, como Central Coronavírus. Nos últimos três anos, houve aumento do número de usuários e diversificação da demanda. A Central mudou de nome e incorporou novos serviços e funcionalidades.Seu horário de atendimento, estendido, é:

>De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive nos feriados

>Sábado e domingo, das 8h às 20h

Teleatendimento e Vídeoconsulta: perguntas e respostas frequentes

Com informações em forma de questionário (perguntas e respostas mais frequentes), reunidas pela SMS, o usuário tira-dúvidas sobre o funcionamento da Central Saúde Já e os serviços:disponíveis:

>> O teleatendimento inicial é feito por enfermeiro, responsável pela classificação do grau de risco do paciente e o tempo necessário para atendimento, usando cores: Vermelho - Emergência; Laranja - Muito Urgente; Amarelo, - Urgente; Verde - Pouco Urgente; e Azul - Não Urgente. Aplica-se o chamado Protocolo de Manchester, como nas UPAs - Unidades de Pronto Atendimento..

>> A Central atende os casos classificados como Amarelo (urgente), Verde (pouco urgente) e Azul (não urgente).

>> Quando identificado um caso de urgência, a chamada será transferida para o Samu – Serviço Móvel de Urgência, ou será solicitado que o paciente procure a UPA.

>>A consulta com médico (vídeo ou teleconsulta) é realizada em espaço privativo (cabine tipo consultório), respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD.

>> Se a pessoa estiver com sintomas há uma semana, não é caso para a Central, já é de atendimento presencial, para investigar o sintoma crônico.

>> A equipe agenda testes rápidos para Covid, HIV, Sífilis e Tuberculose. Outros agendamentos são realizados pela Central na Unidade de Saúde de referência do usuário. .

>> A declaração de atendimento pode ser feita pelo profissional que o assistiu, sempre que solicitado. Já o atestado médico faz parte da conduta profissional e, se estiver de acordo com a avaliação, é emitido.

Cadastro definitivo no aplicativo 

O usuário precisa ter cadastro definitvo no Aplicativo Saúde Já. Isso porque, além de manter seu prontuário médico eletrônico atualizado, é pelo Aplicativo que acontece toda comunicação Central-usuário: envio de mensagens, declarações; prescrição de medicamentos; agendamentos de exames, lembretes de vacinas pendentes, e até realização de Vídeoconsulta.

Use a versão atualizada do Saúde Já, encontrada nas lojas App Store (para celulares sistema IOs) e Play Store (para celulares sistema Android).

Validar o cadastro provisório

 Para poderem se beneficiar de consultas, exames e todos os outros serviços do SUS Curitiba, não só os presenciais, a Prefeitura convoca  usuários, por faixas etárias, a validarem seus cadastros provisórios como definitivos. Os próximos grupos são: de 26 a 40 anos (com prazo até 27 de maio e de 41 a 50 anos (até 4 de junho). 

  •  Os usuários entram no  App Saúde Já Curitiba, com login, data de nascimento e senha e, se precisarem validar seus cadastros, recebem mensagem a respeito. Abrem tela para tirar uma foto (frente e verso) do documento de identificação e do comprovante de residência em Curitiba, e enviam pela própria ferramenta.
  •  Cada usuário terá seus documentos analisados e será comunicado sobre o "Cadastro definitivo", por e-mail. Se houver inconsistência, receberá aviso para as devidas providências. 

Mensagens também por e-mail

Além do telefone 3350-9000, outra versão eletrônica de atendimento da Central Saúde Já é o e-mail smscentral@sms.curitiba.pr,gov.br. A equipe responde mensagens fazendo registros e passando orientações ou informações  necessárias. 

 

Secretaria Municipal da Saúde