Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pessoa com Deficiência

Central de Libras

O que é?
A Central de Libras é um serviço municipal ofertado para a comunidade surda com objetivo de promover acessibilidade na comunicação entre surdos e ouvintes. O atendimento pode ser realizado de modo virtual (por vídeo-chamada) ou presencialmente - neste último caso, é necessário o agendamento prévio.

O setor também promove encontros de conversação em Libras, para disseminar a língua e oportunizar o convívio entre pessoas surdas e ouvintes. Os encontros são agendados e divulgados nas redes do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e realizados em espaços públicos da cidade, aos finais de semana.

Quais os requisitos necessários?
Não se aplica.

Quais os prazos para atendimento?
O atendimento é imediato.

São cobradas taxas por esse serviço?
Serviço gratuito.

Como consultar o andamento do serviço solicitado?
Não se aplica.

Qual a Legislação aplicável? 

Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002: dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. É reconhecida como meio legal de comunicação expressão. Devem ser garantidas, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão de Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.  
Lei n.º 12.319, de 1º de setembro de 2010: regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras. Sua formação deve ser realizada por cursos de educação profissional, cursos de extensão universitária ou cursos de formação continuada.

Interpretação virtual:
WhatsApp: (41) 98534-2258, 98535-0024

Informações:
Telefone: (41) 3221-2262
WhatsApp: (41) 99255-8206
E-mail: centraldelibras@curitiba.pr.gov.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.