Saúde
Calendário Vacinas 2025 - Saúde Já e Imuniza Já
Atenção! A maior parte das Unidades de Saúde funcionam até as 19 horas. Consulte aqui.
As Unidades de Saúde da Prefeitura, em todas as Administrações Regionais, contam com doses disponíveis, sem taxas.
Os detalhes do Calendário de Vacinação 2025 estão descritos abaixo.
Chegar 15m antes
A orientação é que o cidadão chegue 15 minutos antes do fechamento da Unidade de Saúde para receber a dose de qualquer vacina. Tempo necessário para algumas providências por parte das equipes, como higienizar a sala e organizar os insumos para que tudo esteja preparado para as atividades do dia seguinte.
Contra gripe
A Saúde liberou a vacina contra a gripe (influenza) para todos a partir de 6 meses de vida.
Horário: a partir das 8h
A aplicação destes imunizantes está disponível das 8h até o horário de fechamento de cada unidade, que pode variar – a maior parte fecha às 19h.
App Saúde Já Curitiba
Para atualizar o seu calendário de vacinas (ou de seus dependentes) é possível fazer uma busca pelo aplicativo Saúde Já Curitiba. Pelo app, é possível acesso às informações sobre as doses aplicadas, as que estão pendentes e as próximas doses.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO 2025 – DOSE DE REFORÇO ANTICOVID
O Ministério da Saúde definiu que a partir de 2025 públicos prioritários terão também dose de reforço semestral ou anual da vacina anticovid. Confira em qual grupo prioritário você se enquadra e siga a orientação procurando a sua Unidade de Saúde:
Público prioritário para dose de reforço semestral da vacina anticovid
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Gestantes e puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias)
- Imunocomprometidos com cinco anos ou mais
Público prioritário para dose de reforço anual da vacina anticovid
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas em situação de rua
- Pessoas com comorbidades com doze anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente com doze anos ou mais
- Indígenas, ribeirinhos, quilombolas com doze anos ou mais
- Moradores e funcionários de instituições de longa permanência
- Pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade
Observar intervalo
Para receber a dose de reforço, segundo a nova nota técnica do MS, além de se encaixar em um dos grupos prioritários será preciso observar o intervalo de 3 (três) meses desde a aplicação da última dose da vacina anticovid.
Esquema primário
As pessoas que não pertencem aos grupos prioritários e que não completaram o esquema vacinal primário com duas doses, ainda podem buscar uma Unidade de Saúde para se vacinar, segundo a recomendação do Ministério da Saúde
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO 2025 – DOENÇAS ESPECÍFICAS
Veja aqui o Calendário de Vacinação 2025, para crianças (desde o nascimento até 4 anos), adolescentes (de 11 a 19 anos), adultos (de 20 a 59 anos), idosos (de 60 anos ou mais), além de gestantes.
É importante manter este calendário atualizado, de acordo com a faixa etária. Aproveite a extensão do horário para colocar seu esquema de vacinação e o de seus dependentes em dia.
Quando usar máscara
Como regra geral, o uso de máscara facial é recomendado em serviços de assistência à saúde, locais fechados ou aglomerados, assim como para pessoas com sintomas respiratórios. Continua recomendado o uso de álcool em gel, para higienização frequente das mãos.
Mais informações
Carteira de vacina
Você precisa saber sobre vacinas do esquema nacional de imunização?
No app Saúde Já é possível verificar as vacinas que o cidadão já tomou e quais são as vacinas disponibilizadas nas Unidades de Saúde.
VACINA REALIZADA NA REDE SUS CURITIBA: aparece automaticamente no app Saúde Já
VACINA REALIZADA FORA DA REDE SUS CURITIBA: é importante que essa vacina seja registrada no sistema (é o chamado Resgate de Vacina) para que a Carteira Vacinal fique completa e o monitoramento das vacinas adequado
Gostaria de ter a minha carteira de vacinação e/ou de meus dependentes impressa, como devo proceder?
Pelo site do Saúde Já você poderá imprimir a Carteira de vacinação atualizada, com todo o histórico de vacinas realizadas na Rede Municipal de saúde de Curitiba. Tanto pelo site quanto no aplicativo (Android e IOS) você poderá consultar as próximas vacinas e as vacinas em atraso.
Para mais informações sobre a Carteira de Vacinação, clique aqui
Vacinas atrasadas
Acesse o site ou o aplicativo Saúde Já, digite seu CPF e data de nascimento, selecione a opção VACINAÇÃO, depois opção PENDENTE. Estarão listadas todas as vacinas que estão em atraso. Na opção PRÓXIMAS VACINAS você poderá consultar qual vacina e a data programada para sua aplicação.
Resgate de Vacina
Como faço para solicitar resgate de vacina?
O RESGATE DE VACINA é realizado para atualizar a carteira vacinal no sistema de Curitiba, e, consequentemente, no app Saúde Já, onde é disponibilizada a carteira de vacinação ao cidadão curitibano. Enviar comprovante vacinal e documentação de identificação no e-mail smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br
Para mais informações sobre o Resgate de Vacinas, clique aqui
Certificado de vacina – Febre Amarela
Como solicitar o Certificado Internacional de Vacina Febre Amarela para viagem internacional?
O Certificado Internacional de Vacinação é o documento que comprova a vacinação contra doenças. Alguns países exigem o documento para a entrada em seu território. O certificado é emitido gratuitamente e não tem prazo de validade. Você só precisa tirá-lo uma vez na vida. Realize um pré cadastro no site da Anvisa, disponível clicando aqui, e envie na sequência e-mail para smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br com a comprovação vacinal e o documento de identificação.
Para mais informações sobre o Certificado Internacional de Vacinação, clique aqui
BCG
Vacina ofertada para o recém-nascido, em dose única, e previne as formas graves de tuberculose. É aplicada em crianças até 4 anos 11 meses e 29 dias.
Consulte aqui o cronograma das Unidades de Saúde em Curitiba para aplicação desta vacina. Acesse ImunizaJáCuritiba - Locais de Vacinação para saber os dias programados para aplicação da BCG nas Unidades de Saúde de Curitiba.
Evento Supostamente Atribuível à Vacinação (antigamente chamado de Evento Adverso Pós Vacinal)
É entendido como qualquer ocorrência médica indesejada após a vacinação, não possuindo necessariamente uma relação causal com o uso de uma vacina ou outro imunobiológico.
Como orientações:
Comparecer a um estabelecimento de saúde para avaliação e notificação da reação vacinal.
Orientações específicas da VACINA CONTRA COVID-19
Antirrábica
A vacina antirrábica humana é indicada para a prevenção da raiva em crianças e adultos, podendo ser administrada antes e após a exposição ao vírus. O vírus pode ser transmitido através da mordida de cachorro ou outros animais infectados pelo vírus da raiva. Quando for o caso de vacina antirrábica pós exposição, estas podem ser aplicadas nas Unidades de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA), conforme orientações abaixo:
- Unidade de Saúde: Será aplicada para pessoas que passaram por atendimento na UPA ou UBS e possuem indicação de receber a vacina. Informar cronograma das Unidades de Saúde de referência para vacinação antirrábica (tabela abaixo)
- UPA: Será aplicada para pessoas que passaram por atendimento na UPA e possuem indicação de receber a vacina. E em caso de aplicação das doses, em horários que a Unidade de Saúde não tem funcionamento (link com endereço das UPAs)]
Quando for o caso de vacina antirrábica pré exposição, indicada na prevenção da raiva antes da exposição ao vírus, deve ser administrada a pessoas que têm alto risco de contaminação ou que estão em risco permanente, como:
Pessoas que trabalham em laboratório de diagnóstico, pesquisa ou produção de vírus da raiva;
- Veterinários e assistentes;
- Tratadores de animais;
- Caçadores e trabalhadores florestais;
- Fazendeiros;
- Profissionais que preparam animais para exposição;
- Profissionais que estudam cavidades naturais, como cavernas por exemplo)"
- Para estes casos, as vacinas podem ser solicitadas via e-mail smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br
Encaminhar: carta da instituição de ensino recomendando a necessidade da Pré-Exposição com a Vacina da Raiva, cópia dos documentos pessoais e comprovante de endereço. E aguardar resposta da liberação.
Ou podem ser solicitadas direto na Unidade de Saúde da referência
Levar até Unidade de Saúde: carta da instituição de ensino recomendando a necessidade da Pré-Exposição com a Vacina da Raiva, cópia dos documentos pessoais e comprovante de endereço. E aguardar resposta da liberação.
Vacinas Especiais
Critérios e Contato (CRIE)
Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais - CRIE
As vacinas fornecidas pelo Centro de Referências de Imunobiológicos Especiais (CRIE) são destinadas para as pessoas que apresentam contraindicação à utilização das vacinas disponíveis na Unidade Básica de Saúde da SMS.
Endereço:
CRIE em Curitiba:
Rua Barão do Rio Branco Esq. com André de Barros, 465
CEP:80010-180, Bairro Centro
Fone: (41) 3304-7537 / Fax: (41) 3223-1028
Para saber mais acesse a página da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná clicando aqui
Pneumo 23
Pneumocócia 23
É uma vacina especial que está disponível nas Unidades de Sáude de Curitiba, para pessoas com condições especiais de saúde, como:
- HIV/aids.
- Pacientes oncológicos.
- Transplantados de órgãos sólidos.
- Transplantados de células-tronco hematopoiéticas (TMO).
- Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas.
- Fístula liquórica.
- Implante de cóclea.
- Imunodeficiências congênitas.
- Nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica.
- Pneumopatias crônicas, exceto asma intermitente ou persistente leve.
- Asma persistente moderada ou grave.
- Fibrose cística (mucoviscidose).
- Cardiopatias crônicas.
- Hepatopatias crônicas.
- Doenças neurológicas crônicas incapacitantes.
- Trissomias.
- Diabetes mellitus.
- Doenças de depósito.
No atendimento das condições listadas, dirigir-se à Unidade de Saúde mais próxima à sua residência levando documento pessoal com foto, comprovante de endereço para atualização do cadastro, receituário médico legível solicitando e justificando a solicitação da referida vacina Pneumo 23.
Secretaria Municipal da Saúde