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Esporte e Lazer

Academias ao Ar Livre – Lista por Regional

Os curitibanos encontram, em áreas de parques e praças, espalhados pelas 10 Administrações Regionais da cidade, equipamentos públicos para exercícios de musculação e alongamento, apropriados para maiores de 12 anos e especialmente para idosos.

São dezenas de Academias ao Ar Livre, que contribuem para melhorar a condição física, a qualidade de vida e a saúde dos seus usuários. Os equipamentos não têm peso e são movimentados apenas com a força do corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado, independente de idade, peso e sexo. Contam com placas informativas sobre como utilizar cada um dos aparelhos e também quais músculos são trabalhados durante os exercícios.   

Têm indicação especial para maiores de 12 anos e principalmente para idosos (acima de 60 anos), que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos. No entanto, podem ser usadas por qualquer pessoa, funcionando como academias de ginástica próximas ao verde, em sua maioria.

No portal Curitiba em Movimento é encontrada a listagem de todos os seus endereços, por bairro. A busca também pode ser filtrada por Administração Regional. Assim:

Academias ao Ar Livre - Regional Bairro Novo

Academias ao Ar Livre - Regional Boa Vista

Academias ao Ar Livre - Regional Boqueirão

Academias ao Ar Livre - Regional Cajuru

Academias ao Ar Livre - Regional CIC

Academias ao Ar Livre - Regional Matriz

Academias ao Ar Livre - Regional Pinheirinho

Academias ao Ar Livre - Regional Portão

Academias ao Ar Livre - Regional Santa Felicidade

Academias ao Ar Livre - Regional Tatuquara

Conjunto de equipamentos e utilidade de cada um: 

Alongador: Estimula o sistema nervoso central através do alongamento e fortalecimento dos grandes grupos musculares. 

Esqui: Aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e superiores, dos quadris, e melhora a função cardiorrespiratória.

Multi exercitador: (Flexor de pernas, extensor de pernas, supino reto sentado, supino inclinado sentado, rotação vertical e puxada alta). Fortalece, alonga e aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.

Pressão de pernas: Fortalece a musculatura das coxas e quadris.

Remada sentada: Fortalece a musculatura das costas e ombros.

Rotação dupla diagonal: Aumenta a mobilidade das articulações dos ombros e dos cotovelos.

Rotação vertical: Fortalece os membros superiores e melhora a flexibilidade das articulações dos ombros.

Simulador de caminhada: Aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.

Simulador de Cavalgada: Fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores e aumenta a capacidade cardiorrespiratória.

Surf: Melhora a flexibilidade e mobilidade dos membros inferiores, quadris e da região lombar.

 

Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude